Brunela Vieira de Vicenzi, presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes, será palestrante no evento
O Pacto pelo Enfrentamento da Violência Política de Gênero será lançado em Vitória nesta quarta-feira (21), às 17h30, no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio do Comitê Gestor de Incentivo à Participação Política da Mulher e Equidade de Gênero e da Escola Judiciária Eleitoral. O evento contará com as presenças da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Buchianeri, e da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil.
A palestrante será a presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Brunela Vieira de Vicenzi, titular da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados na Ufes.
Foram convidados para a assinatura do Pacto representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPES e MPF), da Polícia Civil e da Superintendência da Polícia Federal. O lançamento é uma ação do Comitê Gestor de Incentivo à Participação Política da Mulher e Equidade de Gênero, presidido pelas juízas Heloísa Cariello e Gisele Souza de Oliveira.
No Espírito Santo, os casos mais recentes envolvem a vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB), e a vereadora de Vitória Camila Valadão (Psol), que foram alvos de violência política de gênero, registrados em denúncia ao Centro de Apoio aos Direitos Humanos Valdicio Barbosa dos Santos (CADH), que possui status consultivo na Organização das Nações Unidas (ONU).
A vice-governadora foi atacada no site Folha do ES, que a chamou de “vira-lata que abana o rabo” e a vereadora Camila Valadão sofreu agressões verbais do também vereador Gilvan da Federal em sessões da Câmara de Vitória, com a omissão de vários outros parlamentares.