sexta-feira, setembro 20, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Novos vereadores em três Câmaras da Grande Vitória a partir de 2023

Em Vitória, assumem o ex-vereador Vinícius Simões e os novatos André Moreira e Leonardo Monjardim

Leonardo Sá/Ales

Em três Câmaras Municipais da Grande Vitória, a legislatura contará com novos vereadores a partir de 2023: Vitória, Serra e Guarapari. É que alguns atuais detentores de mandato foram eleitos deputados estaduais e federais, abrindo caminho para seus suplentes. Uns ocuparão cargo eletivo pela primeira vez, outros não. Em Vila Velha, Cariacica, Fundão e Viana, vereadores também se candidataram nas eleições 2022, mas não obtiveram êxito.

Na Capital, Denninho Silva (União) e Camila Valadão (Psol), eleitos para a Assembleia Legislativa, terão suas vagas na Câmara ocupadas, respectivamente, por Vinícius Simões (Cidadania) e André Moreira (Psol).

Vinícius Simões, que teve 2,1 mil votos nas eleições de 2020, foi vereador por dois mandatos, inclusive, presidindo a Casa de Leis de 2017 a 2018. Na Câmara, era um dos principais aliados do então prefeito Luciano Rezende (Cidadania). Chegou a anunciar pré-candidatura a deputado federal, mas retirou para coordenar a campanha do deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania).

Com a saída de Denninho, que foi eleito pelo Cidadania e hoje está no União, o prefeito Lorenzo Pazolini perde um aliado na Câmara e ganha um opositor. Durante as eleições para a prefeitura de Vitória, Vinícius Simões apoiou Gandini, que nem foi para o segundo turno. Além disso, tem feito críticas severas à atual gestão municipal nas redes sociais.
André Moreira (Psol) assume pela primeira vez um mandato. Além de candidato a vereador, ele já se candidatou à prefeitura de Vitória, governo do Estado e Senado. Na última eleição para a Câmara Municipal, obteve 830 votos. Será o segundo candidato de seu partido a assumir um cargo eletivo no Espírito Santo.
Outro vereador que deixará a Câmara de Vitória, mas para iniciar um mandato na Câmara dos Deputados, é Gilvan da Federal, eleito pelo Patriota, mas que hoje está no PL. Bolsonarista e aliado do prefeito Lorenzo Pazolini, dará lugar a Leonardo Monjardim (Patri), que teve 1,2 mil votos e tem o mesmo perfil de Gilvan. Em suas redes sociais, o futuro vereador, que preside seu partido na Capital, afirma ser “direita conservadora”.
Na Serra, Pablo Muribeca (Patri) deixa a Câmara para assumir a Assembleia Legislativa. Quem ocupa sua vaga é Darcy Júnior (Patri), de apenas 25 anos. O jovem, que teve 1,4 mil votos, é ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL).

Em Guarapari, Zé Preto deixa o cargo de vereador para ser deputado estadual. Humberto Gonçalves, que teve 713 votos, assume a função na Câmara Municipal.

Mais Lidas