Em Vitória, assumem o ex-vereador Vinícius Simões e os novatos André Moreira e Leonardo Monjardim
Em três Câmaras Municipais da Grande Vitória, a legislatura contará com novos vereadores a partir de 2023: Vitória, Serra e Guarapari. É que alguns atuais detentores de mandato foram eleitos deputados estaduais e federais, abrindo caminho para seus suplentes. Uns ocuparão cargo eletivo pela primeira vez, outros não. Em Vila Velha, Cariacica, Fundão e Viana, vereadores também se candidataram nas eleições 2022, mas não obtiveram êxito.
Na Capital, Denninho Silva (União) e Camila Valadão (Psol), eleitos para a Assembleia Legislativa, terão suas vagas na Câmara ocupadas, respectivamente, por Vinícius Simões (Cidadania) e André Moreira (Psol).
Vinícius Simões, que teve 2,1 mil votos nas eleições de 2020, foi vereador por dois mandatos, inclusive, presidindo a Casa de Leis de 2017 a 2018. Na Câmara, era um dos principais aliados do então prefeito Luciano Rezende (Cidadania). Chegou a anunciar pré-candidatura a deputado federal, mas retirou para coordenar a campanha do deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania).
Em Guarapari, Zé Preto deixa o cargo de vereador para ser deputado estadual. Humberto Gonçalves, que teve 713 votos, assume a função na Câmara Municipal.