Ex-prefeito da Serra ficou em quarto lugar na disputa ao governo do Estado, com 135,5 mil votos válidos
Derrotado na disputa ao governo do Estado, o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) anuncia nesta quinta-feira (6) quem irá apoiar no segundo turno eleitoral. Ele obteve 6,5 % na preferência do eleitorado, com 135,5 mil votos válidos, chegando em quarto lugar. Nos bastidores, a notícia é que ele ficará alinhado a Carlos Manato (PL), que concorre com o governador Renato Casagrande (PSB).
A informação sobre o apoio a Manato ganhou mais força depois que o vereador Armandinho Fontoura (Podemos), futuro presidente da Câmara de Vitória, anunciou em nota distribuída à imprensa, que o ex-prefeito aceitou seu convite para integrar a equipe de transição entre a atual gestão, de Davi Esmael (PSD), para a sua, que começa em janeiro de 2023.
Armandinho é um dos mais fortes cabos eleitorais de Manato e, apesar de ser filiado ao Podemos, presidido no Estado pelo deputado eleito Gilson Daniel, aliado de Casagrande, é ligado ao grupo bolsonarista e participou ativamente da campanha no primeiro turno.
“Convidei Audifax para comandar um novo departamento da Câmara, que se chamará Observatório da Cidade. Será um centro de formulação de políticas públicas, a partir de indicadores socioeconômicos. Esse observatório nos ajudará nas tarefas de legislação e fiscalização. Ninguém melhor do que um ex-prefeito premiado e reconhecido por sua técnica para fortalecer esse trabalho”, disse o vereador.
Servidor efetivo da Capital, Audifax também foi colocado à disposição da Câmara de Vitória nesta quarta-feira, pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), opositor de Casagrande, conforme publicado no Diário Oficial. A conversa entre os dois nesse sentido reforça os sinais de que o ex-prefeito deverá apoiar Manato. Além disso, Audifax pautou toda sua campanha em críticas à gestão Casagrande.
Até agora, Manato já conta com apoio formal de Guerino, o terceiro colocado, com 7,03% de votos – 146,1 mil – e do empresário Aridelmo Teixeira (Novo), que obteve apenas 0,76% dos votos (15,7 mil). Já Casagrande anunciou o campeão de votos à Câmara dos Deputados, Helder Salomão (PT), com 120,3 mil votos, e o deputado federal Felipe Rigoni (União), que conseguiu alta votação, 63,3 mil votos, mas seu partido não fez nenhuma cadeira no Estado.