Gabriel Monteiro informou ainda que, entre as 16 pessoas apreendidas até agora, há executores e mandantes
O delegado da Polícia Civil (PC) Gabriel Monteiro afirmou, na manhã desta quinta-feira (13), que “é questão de tempo ele ser preso”, referindo-se ao chefe do tráfico do Bairro da Penha, Fernando Moraes Pimenta, mais conhecido como Marujo. O delegado informou que ele tem mandado de prisão e, quando vem ao Espírito Santo, fica pouco tempo. Entretanto, a polícia capixaba se comunica com a do Rio de Janeiro para que seja apreendido. Gabriel Monteiro preferiu não informar se Marujo ainda continua no Estado para não atrapalhar as investigações.
O falecimento de um dos seguranças do chefe do tráfico, ocorrido nessa segunda-feira (10), em um confronto com a Polícia Militar (PM) no bairro Bonfim, em Vitória, teria motivado ataques a seis ônibus nessa terça-feira (11), quando um ônibus foi metralhado na região do Bonfim. Pouco tempo depois, um carro de reportagem da TV Tribuna foi incendiado. À tarde, dois ônibus foram queimados, um em Consolação e outro em Santo Antônio. Depois, um no Parque Moscoso e perto da Praça do Papa, na Enseada do Suá, próximo à subida da Terceira Ponte. Por fim, um à noite, na Rodovia do Contorno, na Serra.
O delegado afirma que foram feitas, até então, 16 prisões. Entre as pessoas apreendidas há executores e mandantes. Porém, conforme afirma Gabriel Monteiro, a polícia está em busca de mais mandantes. “A polícia não vai para matar ninguém, vai para prender, mas está preparada para o confronto e vai revidar na proporcionalidade, pois a polícia é para servir a sociedade e voltar para as suas casas”, diz.
Os suspeitos podem responder por associação ao tráfico de drogas, organização criminosa, incêndio e dano ao patrimônio público, crimes que, somados, podem levar a mais de 30 anos de prisão. Para o delegado, os ataques aos ônibus foram motivados não somente pela morte de um dos seguranças de Marujo, mas também pelas operações que a PM tem feito e que tem resultado na prisão de grandes traficantes. “Os que não estão presos, estão com mandado de prisão, foragidos”, diz.
Mais quatro suspeitos de ataques a ônibus na Grande Vitória são presos
https://www.seculodiario.com.br/seguranca/mais-quatro-suspeitos-de-ataques-a-onibus-sao-presos
Dez suspeitos de incendiar ônibus em Vitória foram presos
https://www.seculodiario.com.br/seguranca/dez-suspeitos-de-incendiar-onibus-em-vitoria-foram-presos