quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

​Movimentos organizam agenda de atos em favor de Lula e Casagrande

Nos próximos dias, serão realizadas mobilizações do Grito da Cultura, mulheres do Comitê Vote pelo Amanhã e comunidade LGBTQIA

Com a proximidade do segundo turno, em 30 de outubro, diversos segmentos da sociedade civil têm marcado atividades em prol da eleição de Lula (PT) para presidente da República e da reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). Nos próximos dias, entre as ações já planejadas, estão as encabeçadas pelo Grito da Cultura, mulheres do Comitê Vote pelo Amanhã e comunidade LGBTQIA+.

Duas atividades acontecerão nesta sexta-feira (21), que são o “Samba do Amanhã”, no Bar da Zilda, Centro de Vitória, e a Marcha das Mulheres com Lula e Casagrande. A primeira será às 19h. Karlili Trindade, integrante do Grito da Cultura, afirma que será o momento de reunir a militância, distribuir material de ambas candidaturas e traçar estratégias. Também haverá atrações culturais, como bloco AfroKizomba e roda de samba abertas. “A gente vai se encontrar com nossa arte, nosso povo, tomar fôlego para essa batalha. É uma celebração em prol da eleição de Lula e Casagrande”, ressalta.

O ato das mulheres do Comitê Vote pelo Amanhã terá concentração na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Goiabeiras, a partir das 17h. O ponto final será na praia de Camburi, na altura do Clube dos Oficiais. Segundo uma das organizadoras, Larissa Evellyn, o ato abarca a diversidade, entendendo que há mulheres “negras, brancas, indígenas, trans, trabalhadoras”.

Larissa destaca que o governo Bolsonaro “aprofundou ainda mais o desrespeito às mulheres e a situação de indignidade” . A mobilização, afirma, será festiva, andando por partes da cidade onde não cause trânsito, para que os que trabalham em horário comercial também consigam chegar”.

A comunidade LGBTQIA+ se reunirá também no Bar da Zilda, na próxima quarta-feira (26), às 17h. A ativista Deborah Sabará informa que haverá atrações culturais, além de momentos de fala para os movimentos sociais. “Ter mais quatro anos de governo Bolsonaro é inaceitável para a gente. Precisamos que a população LGBT vá em peso às urnas votar contra a transfobia, contra a LGBTfobia“, diz.

Deborah também destaca a necessidade de reeleger Casagrande. “Se hoje a gente faz política com dificuldade, e precisa de muito diálogo, porque prefeituras não entendem, vereador chama de ideologia de gênero, imagina com Manato [PL] no governo?”, questiona.

Educação

Nessa terça-feira (18), a defesa da educação, a eleição de Lula e a reeleição de Casagrande foram as pautas que levaram centenas de pessoas para as ruas de Vitória. O ato foi organizado por sindicatos e pelo movimento estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal (Ifes).
Leonardo Sá

Os sindicatos que participaram da organização foram a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes); Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes); e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe – Seção Sindical Ifes). Entretanto, o protesto teve adesão de outras organizações, como centrais sindicais, coletivos de juventude, partidos e mandatos parlamentares.

Foram duas concentrações: na Ufes, campus de Goiabeiras; e no Ifes, campus de Vitória. Os dois grupos se encontraram na altura do Shopping Boulevard da Praia e seguiram rumo à Assembleia Legislativa.

Mais Lidas