Nos próximos dias, serão realizadas mobilizações do Grito da Cultura, mulheres do Comitê Vote pelo Amanhã e comunidade LGBTQIA
Com a proximidade do segundo turno, em 30 de outubro, diversos segmentos da sociedade civil têm marcado atividades em prol da eleição de Lula (PT) para presidente da República e da reeleição do governador Renato Casagrande (PSB). Nos próximos dias, entre as ações já planejadas, estão as encabeçadas pelo Grito da Cultura, mulheres do Comitê Vote pelo Amanhã e comunidade LGBTQIA+.
Duas atividades acontecerão nesta sexta-feira (21), que são o “Samba do Amanhã”, no Bar da Zilda, Centro de Vitória, e a Marcha das Mulheres com Lula e Casagrande. A primeira será às 19h. Karlili Trindade, integrante do Grito da Cultura, afirma que será o momento de reunir a militância, distribuir material de ambas candidaturas e traçar estratégias. Também haverá atrações culturais, como bloco AfroKizomba e roda de samba abertas. “A gente vai se encontrar com nossa arte, nosso povo, tomar fôlego para essa batalha. É uma celebração em prol da eleição de Lula e Casagrande”, ressalta.
Os sindicatos que participaram da organização foram a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes); Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes); e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe – Seção Sindical Ifes). Entretanto, o protesto teve adesão de outras organizações, como centrais sindicais, coletivos de juventude, partidos e mandatos parlamentares.
Foram duas concentrações: na Ufes, campus de Goiabeiras; e no Ifes, campus de Vitória. Os dois grupos se encontraram na altura do Shopping Boulevard da Praia e seguiram rumo à Assembleia Legislativa.