sexta-feira, novembro 22, 2024
26 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Sesa garante manter setor de Urologia funcionando dentro do Crefes

Rumores de que a especialidade seria levada para Hospital Metropolitano preocupam pacientes com deficiência

Divulgação Sesa

Os rumores de que o setor de Urologia do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) seria transferido para o Hospital Metropolitano, em Cariacica, foram desmentidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Em nota, a pasta afirmou que a informação “não procede” e que “não há a possibilidade de retirada do Serviço de Urologia do Crefes”. Ao contrário, disse que “tem investido em medidas de qualificação do serviço e ampliação do acesso à população capixaba”.

A suposta transferência foi denunciada em nota de repúdio enviada pela organização não governamental Instituição Superação PcD (Insudefi) à Sesa no dia 27 de setembro, dando conta de que “a decisão foi justificada como parte das operações de mudança introduzidas pelo novo sistema de regulação NIR, o Núcleo Interno de Regulação, serviço que possibilita o monitoramento do paciente desde a sua chegada à instituição, durante o processo de internação e sua movimentação interna e externa, até a alta hospitalar”.

Assinada pelo presidente e vice-presidente da entidade, Clezio Jadejichi Ribeiro e Francesco de Agazio, respectivamente, a nota pede “abertura de diálogo” sobre o assunto, envolvendo a sociedade civil nas decisões dessa natureza. 

Segundo o presidente, a notícia da transferência para o Metropolitano teria sido repassada pelo próprio médico urologista do Crefes, Marco Fabiano Freixo Venturi. “Ele confidenciou aos pacientes sobre dificuldade que haveria com agendamento [de consultas], porque entraria todo mundo numa fila única do Estado inteiro”. 

Diante da indignação dos pacientes, prossegue Clezio em seu relato com base nas informações do médico, a medida teria sido suspensa temporariamente, em função do segundo das eleições estaduais.

Mais Lidas