quinta-feira, novembro 28, 2024
27.1 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

PNUD lança 5ª versão do Prêmio Objetivos do Milênio no Estado

Nesta quarta-feira (29) será lançado no Palácio Anchieta, em Vitória, o 5º Prêmio ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) Brasil. O prêmio, uma das ações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem o objetivo de incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas que contribuam com oito objetivos previstos nas chamadas Metas do Milênio. 
 
No lançamento estadual do programa, os organizadores aproveitarão para homenagear o projeto capixaba que concorreu em 2009. O Projeto Comunidade do Bem – Ateliê de Ideias, desenvolvido em São Benedito e Jaburuna, foi uma das práticas vitoriosas daquele ano.
 
O Prêmio ODM fomenta ações nas áreas de financiamento solidário (Banco do Bem), habitação, desenvolvimento comunitário e de difusão de tecnologias sociais. As ações se norteiam em oito indicativos para melhorar a qualidade de vida no planeta. São eles: acabar com a fome e a miséria, garantir educação básica para todos; igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres; redução da mortalidade; melhoria da saúde das gestantes; combate a Aids, malária e outras doenças; garantia de qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e parcerias para o desenvolvimento. 
 
Seguindo estes objetivos, o PNUD acredita que será possível mudar a realidade do país. Geraldo Magela, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Habitação Regularização e Desenvolvimento Urbano (SEDHAB), que veio para o Estado para o lançamento do Prêmio, disse que a iniciativa tem o objetivo de fomentar o banco de práticas bem-sucedidas no Estado.
 
Magela acrescentou que o Prêmio quer provocar a participação da sociedade e dos municípios capixabas na consolidação dos Objetivos do Milênio até o ano de 2015. No Estado, segundo Magela, apenas os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Cariacica aderiram à agenda de compromissos proposta pelo programa. 
 
Os organizadores têm a expectativa que a versão do Prêmio deste ano atraía novas inscrições no Espírito Santo. 
 
Podem se inscrever para concorrer ao Prêmio da ODM Brasil as iniciativas de órgãos governamentais (prefeituras), setor privado, entidades da sociedade civil organizada, fundações e universidades públicas que desenvolvam práticas que colaboram para alcançar os objetivos propostos.
 
“Na prática, o prêmio e os municípios propõem assim um grande pacto federativo onde todos se mobilizam para melhorar os indicadores propostos pela ODM”, disse Odilon Luís Faccio, secretário-adjunto do Movimento Nacional Pela Cidadania e Solidariedade (MNCS). 
 
Além da apresentação da prática premiada na 3º Edição do Prêmio: Projeto Comunidade do Bem – Ateliê de Ideias, também será apresentada a experiência de gestão exitosa de Vargem Alta, pelo ex-prefeito Elieser Rabelo. 
 
O evento, que acontece no Palácio Anchieta nesta quarta-feira (29), contará com a presença do governador Renato Casagrande.
 
Serviço:
 
Lançamento do 5º Prêmio ODM Brasil – Espírito Santo
Data: 29/05/2013
Local: Palácio Anchieta, em Vitória
Horário: a partir das 8 horas

Mais Lidas