sexta-feira, novembro 22, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Precatórios, paridade entre cargos finalísticos e redução das OSs em pauta

Servidores públicos detalham demandas de aposentados, trabalhadores do DER e da saúde com campanha de Casagrande

Divulgação/Sesa

Pagamentos dos precatórios da trimestralidade, paridade entre cargos de nível técnico e superior e combate a assédio no ambiente de trabalho foram algumas das pautas apresentadas durante uma nova rodada de reuniões realizadas entre a coordenação da campanha do candidato à reeleição Renato Casagrande (PSB) e os servidores públicos da Saúde, do Departamento de Edificações e Rodovias (DER-ES) e os aposentados. 

Na pasta da Saúde, as reivindicações principais discutidas na reunião de quinta-feira (20) elencaram a necessidade de uma política de combate a assédios; melhoria na infraestrutura dos locas de trabalho; realização de concursos com redução de terceirização e Organizações Sociais (OS’s); valorização salarial com melhorias nas tabelas dos planos de cargos e salários; retorno da mesa permanente de negociação; e investimentos no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). 

“Precisamos investir no ICEPi, com pessoal, infraestrutura e autonomia. O Instituto é importante tanto para nós servidores quanto para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde junto à sociedade”, destacou a diretora do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Espírito Santo (Sindipúblicos/ES), Magna Nery.

Os servidores também entregaram a carta dos defensores do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma lista das funções dos assistentes administrativo e administradores que também não tiveram revisão. Houve ainda a cobrança da necessidade da valorização do Centro de Especialidades do Espírito Santo (CRE), da correção do piso dos técnicos e da valorização dos servidores civis que atuam no Hospital da Polícia Militar (HPM) que estão “esquecidos”.

Com os aposentados, o encontro aconteceu na quarta-feira (19) e teve como pontos principais a finalização e apresentação dos estudos dos cargos extintos e na vacância, que perderam o direito à paridade; a recuperação salarial das perdas acumuladas pela inflação e o pagamento do Precatório da Trimestralidade.

“O esquecimento sobre os aposentados precariza ainda mais a vida daqueles que foram responsáveis pela construção do que hoje conhecemos como Estado do Espírito Santo” comentou Iran Caetano, presidente do Sindipúblicos.

Na quarta-feira também foram tratadas demandas específicas dos servidores do DER-ES, que destacaram o pedido para que se avance na correção da tabela dos técnicos operacionais diante do aumento salarial dos técnicos superiores operacionais, já que ambos são cargos da área finalística do órgão e atuam em todas as áreas de gestão e engenharia.

Também foi lembrada a importância do órgão para além dos aspectos técnicos, tendo sido responsável pela penetração política do candidato Casagrande no interior do Espírito Santo, através de obras e serviços nos 78 municípios.

As pautas específicas das categorias foram tratadas ao lado das demandas gerais do serviço público capixaba, entre as quais se destacam a realização de concursos públicos para redução de servidores em Designação Temporária (DTs), e os reajustes das perdas salariais, do auxílio-alimentação e das diárias para trabalhos fora do município. 

Conquistas 

Em meio às reuniões temáticas, o Sindipúblicos/ES comemorou uma importante vitória, fruto da luta sindical junto ao governo do Estado, que foi a nomeação dos 600 primeiros aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), realizado em junho passado. Segundo o gestor da Sedu, Vitor de Angelo, em seguida à nomeação dos 600 Agentes de Suporte Educacional (ASEs), os demais 900 serão nomeados em edital a ser publicada no dia 30 de novembro, incluindo 100 pedagogos e 800 professores. 

Os encontros com os servidores públicos consagram a histórica abertura de uma mesa de diálogo com o Palácio Anchieta, realizada entre o Sindipúblicos e o governador há pouco mais de um mês. Na ocasião, foram abordadas as 17 pautas elencadas durante o último congresso da entidade e algumas já foram alvo de comprometimento por parte do candidato à reeleição.

Mais Lidas