Casagrande e Manato aparecem em empate técnico em pesquisa divulgada nesta quinta-feira, mas sem apontar a menção espontânea
A três dias do segundo turno e em meio ao aumento do clima de confronto tocado por baderneiros, vários coletivos da militância das duas campanhas em nível nacional, do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT), intensificam as ações nas redes sociais e em bandeiraços, considerando que nesta sexta-feira (28), termina o período da propaganda eleitoral. Essa movimentação insere as candidaturas de reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) e do palanque local bolsonarista de Carlos Manato (PL).
Nesta quinta-feira (27), a Real Time Big Data, contratada pela Rede Vitória, divulgou sua última pesquisa, mas só com a menção estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados. Casagrande marca 51% dos votos válidos e Manato 49%, indicando empate técnico. O levantamento não mostra, porém, a pesquisa espontânea, que mede a iniciativa do eleitor sem ter os nomes dos candidatos, gerando uma melhor aferição da intenção do voto.
A partir das 18 horas, também nesta quinta, dia do aniversário de Lula, será realizada uma live de evangélicos, com participação de pastores e especialistas em teologia. A movimentação conta com nomes como do bispo Jaime Lourencio Alves, do reverendo André Mello, das pastoras Odja Barros, Jane Vilas Boas, Fernanda Valim Martos, Eliane Nascimento e Isabella Barros, e dos pastores Clemir Fernandes, Levi Araújo e Júnior Martins.
A live será transmitida pelo Facebook, Twitter e YouTube dos vários coletivos evangélicos, como Afrocrente, Rede Fale, Esperançar, SimPodCRER, Reino em Pessoa, Rede Sempre, Redomas, NEPT, Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, Rede Sempre, Quarentena News, Canal Pax e Evangélicos com Lula.
Manato e Casagrande mantiveram encontros, nesta quinta, com apoiadores e lideranças políticas, e passaram a maior parte desta quinta-feira em preparação para o debate realizado pelas afiliadas à Rede Globo, entre estas a TV Gazeta, com início previsto para as 22 horas, que antecede o debate entre os dois presidenciáveis, nesta sexta-feira, considerado o mais importante das eleições.
Na reta final de campanha, a militância também prossegue realizando ações para manter o eleitorado motivado a votar neste domingo, para barrar o índice abstenção.
Por volta das 18 horas desta quinta, a ex-ministra e deputada federal eleita por São Paulo, Marina Silva (Rede), participa de um ato ecumênico com lideranças religiosas, cristãs evangélicas e católicas, na Praça dos Desejos, Praia do Canto, Vitória, e, em seguida, no mesmo local, de um ato político da campanha Lula. Ela retornará a São Paulo às 20 horas, para participar de atividades da campanha do candidato ao governo, Fernando Haddad (PT).