sexta-feira, novembro 22, 2024
22.1 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Militantes fazem ato para reafirmar bandeira como símbolo nacional de todos

Bandeira do Brasil e as cores verde e amarela foram sequestradas pelo presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores

O Dia da Bandeira, celebrado neste sábado (19), foi a forma encontrada pela militância do PT e de outros partidos de esquerda para ocupar espaços nas ruas, esvaziadas depois das comemorações pela vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Grupos de manifestantes organizam vários atos, entre eles uma concentração na Praça dos Namorados, Praia do Canto, às 10h30, para refirmar a bandeira como símbolo nacional de todos os brasileiros.

A bandeira e as cores verde e amarela foram sequestradas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e incorporadas ao seu partido, levando muitos brasileiros e terem vergonha de usar vestes com essas características. Uma ação de marketing político que lhe rendeu visibilidade e contribuiu para esconder a ineficiência de gestão.

A iniciativa visa suprir a ausência de uma movimentação mais ampliada de trabalhadores, necessárias, segundo a militância de partidos progressistas, no momento em que Lula começa a ser objeto de críticas de representantes do mercado financeiro, como os banqueiros Armínio Fraga, Pérsio Arida e Pedro Malan, e, ao mesmo tempo, persistem as badernas bolsonaristas em vários pontos do país, inclusive em frente ao quartel do Exército, na Prainha, em Vila Velha, e também em Linhares, norte do Estado.

Após o ato de celebração à bandeira, na Praça dos Namorados, haverá apresentação do Chorinho da Praça, tradicional reunião de artistas realizada desde as última campanha eleitoral, e depois restauração de um muro na entrada da Terceira Ponte, do lado de Vitória, com a substituição de frases agressivas ao presidente eleito, trabalho do grafiteiro Sagaz.

Os organizadores desses atos mobilizam entidades sindicais e movimentos sociais e já expediram convites a lideranças políticas, entre elas, a presidente estadual do PT e deputada federal eleita, Jack Rocha, que ainda não confirmou presença.

Mais Lidas