domingo, novembro 24, 2024
23.9 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Espírito Santo registrou mais de 31 mil casos de Covid-19 em novembro

Em outubro foram 741 casos. A expectativa é que em dezembro os números dobrem em relação a novembro

O secretário estadual de Saúde, Tadeu Marino, informou, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (6), que em novembro foram registrados cerca de 31,6 mil casos de Covid-19 no Espírito Santo. O número é bem maior do que o referente a outubro, quando 741 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Durante toda a pandemia, foram registrados mais de 1,2 milhão de casos de Covid-19 e uma média de 14,8 mil óbitos.

Em outubro foram seis mortes. No mês seguinte, 21, sendo que somente uma das vítimas fatais tinha menos de 60 anos, índice que aponta para o fato de que os idosos ainda estão entre os grupos de maior risco. Neste mês, já foram registradas sete. O mês de dezembro já conta também com 10 mil casos. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, afirma que a expectativa é de que os números dobrem em relação a novembro.

Ele informa ainda que, com base no que ocorreu nas ondas anteriores da Ômicron, em janeiro e junho deste ano, é possível que a atual chegue ao topo daqui a umas duas semanas e demore mais duas para reduzir. Entretanto, a realização da Copa do Mundo, provocando aglomeração, pode fazer com que esse tempo seja maior.

A taxa de positividade para Covid-19 tanto nos testes RT-PCR quanto nos de antígeno é de 39%. Além da subvariante Bq.1, já foram identificadas no Estado outras subvariantes da Ômicron, que são a XBB.2 e a BE.9 Ao todo, existem no Espírito Santo 160 pessoas internadas com Covid-19, sendo que 85% estão com esquema vacinal incompleto.

Vacinação
Todas as crianças de 6 meses a menos de 3 anos podem ser vacinadas contra a Covid-19. Há cerca de 4 mil doses de imunizantes destinados para isso. Tadeu Marino enfatizou a necessidade de as famílias levarem as crianças para vacinar, uma vez que, até essa segunda-feira (5), somente 275 pessoas nessa faixa etária haviam se vacinado. De acordo com Reblin, com a mudança no Governo Federal, a expectativa é de que já em janeiro o Ministério da Saúde faça uma grande campanha de vacinação.
Tadeu Marino informou que o Governo do Estado estará “empenhado nessa grande campanha” e será feito, por parte da gestão do governador Renato Casagrande (PSB), um plano estadual para responder às necessidades de vacinação no Espírito Santo. O secretário demonstrou satisfação diante da “preocupação com a vacinação voltar a ser prioridade do Ministério da Saúde”.
Quanto às vacinas bivalentes, o gestor informou que a expectativa é de que sejam enviadas no final de dezembro, mas não há informações sobre data específica, quantidade de doses, entre outros detalhes. A ideia é que esses imunizantes sejam aplicados na quinta dose para idosos em geral, não somente para os imunossuprimidos.
Outras doenças
Reblin alertou que os cuidados não devem ser somente em relação à Covid-19. Como o Estado passa por um período de chuvas intensas, alertou que pode haver proliferação de focos de Dengue, Zika e Chikungunya. Também falou sobre a necessidade de prevenir a leptospirose, evitando entrar em contato com a água da chuva sem botas ou saco plástico nas pernas. Disse ainda que nas unidades de saúde são distribuídos frascos de água sanitária para limpar paredes e chão de imóveis atingidos pelas enchentes.

Mais Lidas