Casagrande e o vice eleito, Ricardo Ferraço, prestarão juramento e serão empossados na Assembleia
A Assembleia Legislativa estará aberta ao público neste domingo, 1º de janeiro, às 14h30, para a posse do governador Renato Casagrande (PSB), em seu terceiro mandato, e do vice-governador eleito, Ricardo Ferraço (PSDB). O ato não terá a segurança reforçada, apesar da ameaça terrorista decorrente dos atentados registrados em Brasília e em outras capitais, que provocaram alerta em estados onde os movimentos bolsonaristas são mais atuantes, como no Espírito Santo. A sessão solene poderá ser acompanhada das galerias do Plenário Dirceu Cardoso.
O secretário-chefe da Casa Militar do governo do Estado, coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior, encarregado da segurança do governador e do vice, acredita que não há necessidade de reforçar a segurança, mas ressalta que se algo vier a acontecer, estará pronto para agir, juntamente com as demais forças de segurança pública. “A situação é de normalidade e minha avaliação é de bastante tranquilidade”, afirma.
O acesso ao plenário só será permitido às famílias do governador e do vice, além das autoridades. Encerrada a sessão solene na Assembleia Legislativa, o governador e o vice-governador, já empossados nos cargos, seguirão para outra cerimônia no Palácio Anchieta, sede do governo, marcada para as 16 horas.
Casagrande e Ferraço, eleitos e diplomados, farão o juramento e o presidente da Casa receberá o compromisso de posse e os declarará empossados. Após a leitura da Declaração de Compromisso Constitucional e da assinatura do termo de posse, Renato Casagrande fará o seu discurso.