Deputado Bruno Lamas já ocupou outra secretaria, do Trabalho e Assistência, no início da atual gestão
O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, nesta sexta-feira (30), último dia útil de 2022, os últimos nomes para compor sua equipe na próxima gestão. O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) será secretário de Ciência e Tecnologia, Inovação e Educação Profissional e, para a Secretaria de Turismo, recusada pelo deputado Renzo Vasconcelos (PSC), irá o presidente estadual do PDT, Weverson Meireles.
Bruno Lamas, que não conseguiu se reeleger para um terceiro mandato, é um dos aliados mais próximos de Casagrande, já tendo ocupado por 14 meses a Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) no atual governo. Sua indicação passou por articulações envolvendo o PDT, que reivindicava a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTI), cogitando o nome do deputado Alexandre Quintino, também derrotado nas últimas eleições.
A acomodação de Bruno Lamas foi possível, também, pelo desmembramento da atual Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico em dois órgãos distintos, que permitiu a criação da Secretaria de Desenvolvimento, que será comandada pelo vice-governador eleito, Ricardo Ferraço (PSDB). Essa alteração possibilitou, também, a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que terá como ocupante a vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB).
Graduado em administração de empresas e pós-graduado em gestão pública, Bruno Lamas foi eleito vereador três vezes na Serra (2000, 2008 e 2012) e encerra, em fevereiro, o segundo mandato consecutivo como deputado estadual. Em 2018, se elegeu com 16,9 mil votos e, na última votação, em outubro, obteve 16,4 mil, ficando de fora pelo quociente eleitoral [distribuição das cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente obtido pelo partido e a distribuição das sobras dos mais votados]. Também disputou a prefeitura da Serra em 2020, sem êxito.
Já Weverson Meireles é secretário-chefe de Gabinete do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal desde 2021. Trabalhou na Secretaria de Políticas Públicas e Emprego no Ministério do Trabalho e Emprego entre os anos de 2012 e 2013; atuou no gabinete do então deputado federal, Sérgio Vidigal entre 2014 e 2019; e foi subsecretário de Esportes e Lazer do Governo do Estado entre 2019 e 2020.