quinta-feira, novembro 21, 2024
26 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Governo do ES cria gabinete de crise e reforça policiamento no Distrito Federal

Renato Casagrande assina decreto e adota outras medidas, seguindo decisão do ministro Alexandre de Moraes

PSB

Um decreto que institui o gabinete de gestão de crise para coordenar as ações de prevenção, monitoramento e resposta às atividades que atentem contra o Estado Democrático de Direito será assinado nesta quinta-feira (12), às 14h, pelo governador Renato Casagrande (PSB), no Palácio Anchieta. O ato acontece um dia depois de o governo enviar a Brasília um grupo de 25 policiais militares para reforçar a segurança do Distrito Federal, onde no domingo passado (8) ocorreram ataques terroristas a prédios público visando desmoralizar o governo Lula (PT)  e as instituições.

Nesta quarta-feira (11), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), em conjunto com a Guarda Municipal de Vitória, montou um planejamento para reforço de policiamento na Praça do Papa e prédios públicos adjacentes, com objetivo de impedir qualquer tentativa de manifestação. A iniciativa é decorrente de ameaça divulgada em redes sociais anunciando uma grande concentração bolsonarista no local.

As medidas foram adotadas a fim de cumprir decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da Advocacia-Geral da União. Militares das tropas especializadas da Polícia Militar do Espírito Santo (BME, BAC e Choque), além de agentes da GMV estão preparados para atuar no local, em caso de aglomeração, tentativa de ocupação de vias, ou depredação de patrimônio, conforme a determinação.

O STF também determinou prisão em flagrante e multas, que vão de R$ 20 mil a R$ 100 mil, para os que descumprirem a ordem judicial. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) está ativado na Sesp, com participação de Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Vitória e Subsecretaria de Inteligência, com objetivo de realizar o monitoramento, em tempo real, de qualquer movimentação que vá de encontro ao que foi determinado pelo Tribunal.

Militares

O grupo de policiais militares do Espírito Santo que embarcou para participar das medidas de reforço da segurança pública no Distrito Federal é composto por 25 integrantes da corporação, todos lotados em forças especializadas, como Batalhão de Missões Especiais, Forças Táticas, entre outras unidades.

Eles ficarão à disposição do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) até o dia 31 de janeiro, período de duração da intervenção federal da segurança pública no Distrito Federal. O efetivo é composto por dois oficiais, sendo um capitão e um 2º tenente, além de 23 praças, entre subtenente, sargentos, cabos e soldados.

Mais Lidas