Na coluna: Festival de Alegre em 2023; Fecim cancelado; Leia Mulheres no Triplex, eleições no CEC, ensaios no Sambão
EVENTOS
Novo adiamento nos Jogos dos Povos Indígenas
Depois do adiamento no ano passado por causa da comoção dos atentados contra as escolas de Aracruz, os Jogos Tradicionais dos Povos Indígenas realizados no município, que haviam sido remarcados para janeiro, foram novamente postergados. A nova data será no mês de agosto como parte da Semana Internacional dos Povos Indígenas. Entre as modalidades dos jogos estão Arco e Flecha, Bodoque, Zarabatana, Arremesso de Lança, Luta Corporal, Corrida com Tora, Corrida Livre e Cabo de Guerra, nas categorias masculino e feminino. Os Jogos dos Povos Indígenas foram criados em 2018 e são reconhecidos por lei municipal e estadual. Aracruz é o município do Espírito Santo com maior população indígena, tendo demarcadas aldeias das etnias Tupinikim e Guarani.
Festival de Alegre voltará a ser realizado este ano…
Para quem não está sabendo, depois de 8 anos sem acontecer, o famoso Festival de Alegre, no município do Sul capixaba, terá nova edição entre os dias 8 e 10 de junho, feriado do Corpus Christ. Entre as atrações já confirmadas estão o DJ Alok, a banda Jota Quest e os sertanejos Zé Neto & Cristiano e Ana Castela. Pra quem ia nos velhos tempos, sabe que além dos shows nacionais à noite, é no “rock da tarde” que o bicho pega. Para quem é dos tempos mais antigos ainda, lembra que tudo começou como um festival de música autoral que revelava novos artistas, mas com o tempo isso foi relegado a terceiro plano.
… Mas Fecim é cancelado em Muqui
Evento consolidado no calendário do audiovisual capixaba, depois de uma década de edições anuais o Festival de TV e Cinema de Muqui (Fecim) cancelou sua 11ª edição que aconteceria no fim de janeiro por falta de patrocínios. A edição, que havia sido pensado junto à comunidade do Morrão, previa palco em 3D, bandas regionais, workshops, transmissão ao vivo e iluminação em drones. Apesar de aprovado na Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), o projeto não conseguiu patrocinadores interessados em investir por meio de isenção fiscal. Em nota pública, a organização do festival reclama das dificuldades das empresas dos região Sul do estado em lidar com o mecanismo da Licc e da falta de interesse das empresas sediadas na Grande Vitória em apoiar eventos no interior. Por outro lado, também critica o não lançamento do Chamamento de Eventos Culturais que a Secult vinha realizando, por conta do calendário eleitoral. A edição seguinte, que está prevista para novembro, ainda precisa de apoio para garantir sua realização.
Casa da Música Sônia Cabral terá Festival de Verão
Dos dias 1 a 9 de fevereiro, a Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, realiza a primeira parte da estreia do seu Festival Verão Cultural no Sônia Cabral, com diversas atrações gratuitas, cujos ingressos podem ser retirados uma hora antes de cada apresentação. Estão incluídas apresentações de música, teatro, dança, intervenções artísticas, rodas de conversa e oficinas. A segunda parte do festival acontece entre os dias 23 e 28 de fevereiro, tendo entre as duas fases o período de festejos do carnaval. A programação pode ser encontrada aqui.
POLÍTICA CULTURAL
Conselho Estadual abre novo processo eleitoral
Causou um bafafá interno o lançamento do chamamento para as novas eleições do Conselho Estadual de Cultura (CEC). Isso porque os conselheiros atuais ficaram sabendo apenas quando as redes oficiais lançaram, sem aviso prévio ao CEC, acirrando a insatisfação de membros do Conselho em relação à atual gestão da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult). Mas o fato é que a convocação está feita, nos mesmos moldes de chamados anteriores, sendo que as entidades representativas de cada setor podem apresentar suas indicações em prazos determinados. O edital está disponível aqui e outras informações podem ser encontradas no site da Secult.
CARNAVAL
Ensaios técnicos começam na próxima semana no Sambão do Povo
Entrando na reta final para o Carnaval 2023, as escolas de samba da Grande Vitória iniciam na próxima semana seus ensaios técnicos no Sambão do Povo, palco dos desfiles que vão acontecer entre os dias 10 e 12 de fevereiro. São duas escolas por noite nos ensaios, sempre a partir das 20h. Na terça-feira (24), ensaiam Barreiros e Chegou o que Faltava; na quarta-feira (25) é a vez de Mocidade da Praia e Andaraí; seguidas de Independentes de São Torquato e Unidos de Jucutuquara na quinta-feira (26), fechando a semana. Na segunda seguinte (30), o ensaio será da Chega Mais e da Boa Vista; os ensaio continuam no dia 31, terça-feira com Império de Fátima e Unidos da Piedade; no dia 1 de fevereiro é a vez de Imperatriz do Forte e MUG; e no último dia de ensaios, quinta-feira, 2 de fevereiro irão “treinar” na avenida Pega no Samba e a atual campeã, Novo Império. Foliões e torcedores costumam comparecer para participar ou apoiar suas escolas.
LITERATURA
Leia Mulheres no Triplex Vermelho
O Centro Cultural Triplex Vermelho, no Centro Histórico de Vitória, será a sede do Leia Mulheres, clube de leitura focado na literatura feita por mulheres. A primeira edição deste ano será neste sábado (21), às 16h, com conversa sobre o livro Os anos e o acontecimento, de Annie Ernaux, Prêmio Nobel de Literatura em 2022. As reuniões do grupo são mensais e já há um calendário definido e obras a serem lidas este ano, que podem ser encontradas no Instagram do Leia Mulheres Vitória.