sexta-feira, setembro 20, 2024
22.7 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Casagrande participa de Fórum e apresenta pauta econômica a Lula

Governador Renato Casagrande apresentou pautas relacionadas o desenvolvimento estadual

Adriano Zucolotto/Governo ES

O governador Renato Casagrande (PSB) participa nesta sexta-feira (27) de reunião com o presidente Lula (PT), juntamente com colegas de todos os outros estados, como parte da reunião do Fórum Nacional de Governadores, aberto nesta quinta-feira (26) para discutir várias pautas, a maioria da área econômica. Na parte da manhã, Casagrande esteve com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), no Palácio do Planalto, a quem apresentou pautas relacionadas ao desenvolvimento do Estado.

“Pedi agilidade na autorização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Aracruz, assim como das regulamentações sobre a geração de energia eólica offshore e sobre o mercado de carbono”, afirmou o governador segundo comunicado distribuído pela assessoria. Alckmin, além de vice-presidente, é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Giovani Pagotto/Governo ES

A reunião desta quinta-feira serviu como preparatória para o encontro com o presidente Lula, sendo a questão do ICMS foi um dos principais temas. Além desse assunto, os governadores apresentarão demandas específicas de seus estados.

O Fórum de Governadores é o espaço onde os gestores dos estados tratam de assuntos de interesse comum. A expectativa é que cada governador apresente ao menos três demandas de obras ou financiamentos de programas estaduais, além das propostas de âmbito regional. A reunião terá início às 9h30, no Palácio do Planalto.

Essa foi a primeira reunião presencial do Fórum em 2023, que terá prosseguimento no encontro com o presidente Lula, que, desse modo, cumpre promessa da campanha eleitoral, se se reunir com governadores, independente de partido político ou ideologia.

A reunião com o presidente terá a participação dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Fazenda, Fernando Haddad; da Saúde, Nísia Trindade; da Educação, Camilo Santana; e das Cidades, Jader Filho. “Cada estado vai indicar três projetos locais e um de impacto regional na reunião de sexta-feira”, adianta o secretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, André Ceciliano.

Mais Lidas