Corrida pelo governo e depois Senado, acumulando derrotas, provocaram crise na legenda no Estado
Derrotado na disputa ao Senado nas eleições de 2022, o ex-presidente da Assembleia Legislativa por três vezes consecutivas, Erick Musso, assume a presidência estadual do Republicanos no Espírito Santo. Roberto Carneiro, ex-ocupante do cargo, foi oficializado no comando da sigla em São Paulo nesta segunda-feira (6). A legenda, que tem a segunda maior bancada na Assembleia, com quatro deputados, é parte da base da direita bolsonarista.
No anúncio de Carneiro, o presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, apontou que o partido tem “feito mudanças em vários estados em vista da necessidade de oxigenar o comando do partido. O próximo desafio em São Paulo é aumentar o número de prefeitos, mas um aumento com qualidade”.
O agora presidente da legenda em São Paulo disse que o nome de Erick foi referendado pelo comando nacional, depois de consenso entre os membros do partido no Estado. Roberto Carneiro fez um agradecimento especial aos deputados federais Amaro Neto e Messias Donato “pelo desprendimento e pela transição de forma pacífica e amigável”.
Nos meios políticos, no entanto, a acomodação de Erick teria passado pelo entendimento principalmente de Amaro Neto, reeleito deputado federal, e envolveria, também, o cancelamento da candidatura ao Senado do hoje deputado estadual Sergio Meneguelli, o mais votado da história do Espírito Santo, para que Musso entrasse na disputa, depois de desistir de concorrer ao governo. Na época, Meneguelli chegou a dizer que havia sido traído.
Por não possuir densidade eleitoral, colheu duas derrotas, desagradando caciques do partido e trincando projetos futuros, entre ele manter-se na Prefeitura de Vitória em 2024, superando o desgaste de Lorenzo Pazolini, e entrar na corrida ao governo do Estado em 2026. Foi nesse cenário que o articulador do partido, Roberto Carneiro, começou a estabelecer conversa com a cúpula nacional e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o “homem forte” da legenda.
“Hoje temos o governador de São Paulo em nossos quadros. Aqui no Espírito Santo, quatro deputados estaduais, um deles o mais votado da história do parlamento estadual, e dois federais, além de 10 prefeitos e mais de 80 vereadores. Temos grandes metas, com estratégias políticas bem planejadas”, disse Erick Musso, em nota.
Já Roberto Carneiro, também em nota, afirma: “O Republicanos é um partido que cresce muito no Estado. Está consolidado, coeso, todos indo numa mesma direção. Fizemos mais de 80 vereadores, 10 prefeitos, quatro deputados estaduais e dois deputados federais nas ultimas eleições. E eu só tenho a agradecer cada um deles. E agora, chegou o momento de um novo desafio”.