Na Coluna CulturArte: posse de Renata Bomfim nesta terça-feira; projeto MC.Mulheres 2023; e Raiar da Liberdade
A escritora Renata Bomfim toma posse na Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) nesta terça-feira (21). A solenidade será às 19h, no Centro Cultural Triplex Vermelho, Centro de Vitória. Renata já publicou quatro livros de poesia: Mina, lançado em 2010; Arcano Dezenove (2012), Colóquio das Árvores (2015) e O Coração da Medusa (2021). Um novo livro, A Revolução dos Colibris, está no prelo.
A escolha do local da solenidade, explica a escritora, foi por ser em frente à Praça Costa Pereira, espaço que homenageia José Fernandes da Costa Pereira Júnior, patrono da cadeira nº 7, a qual irá ocupar. Outra motivação foi o fato de o Centro Cultural ser um lugar acessível, o que faz da opção feita por Renata Bonfim algo muito significativo no mundo das Academias de Letras no Espírito Santo.
As Academias cumprem um importante papel de incentivo à leitura e à formação de escritores, mas por vezes isso esbarra em um certo elitismo e necessidade de mostrar erudição. Quebrar a tradição de se fazer solenidades de posse em espaços de pouco acesso da população pode estimular outras pessoas, futuros acadêmicos, a fazer o mesmo, e possibilitar a participação de pessoas que nem ao menos sabem o que é uma Academia de Letras ou nunca tiveram oportunidade de conhecer e dialogar com um escritor.
Será que ele vai?
Ainda sobre a posse de Renata Bomfim, vale lembrar que o Centro Cultural Triplex Vermelho, como bem diz o nome, é “vermelho”. Foi reduto do Movimento Lula Livre quando o presidente estava preso em Curitiba e tem como proposta estar aberto aos movimentos sociais. Será que o vereador bolsonarista e imortal da AEL Leonardo Monjardim (Patri) vai deixar isso de lado e prestigiar a solenidade de posse da colega? Vamos ver!
Mulheres Negras
Mulheres negras com interesse na área musical, residentes no Espírito Santo ou em todo o Nordeste brasileiro, podem se inscrever até o próximo dia 22 no projeto MC. Mulheres 2023. A iniciativa, idealizada pelo Movimento Cidade e realizada pela ES Brazil, produtora cultural capixaba, oferece 50 vagas gratuitas para um ciclo de formação teórica e prática em música, empreendedorismo e audiovisual.
Mulheres Negras II
O público-alvo do MC.Mulheres contempla cantoras, MC’s, rappers, poetas da música e produtoras musicais. Serão priorizadas mães solo, mulheres trans e travestis, pessoas com deficiência e moradoras de região periférica. Para a seleção, será considerada apenas uma etapa: o preenchimento e envio do formulário disponibilizado no site. A lista com as 50 profissionais selecionadas será divulgada nas redes sociais do Movimento Cidade até 5 de abril.
Raiar da Liberdade
O dia 13 de maio pode parecer um pouco distante, mas não para os organizadores da tradicional festa Raiar da Liberdade, na comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado. A festa foi selecionada na Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), que permite que agentes culturais recebam patrocínio de empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que podem ter descontos no imposto a ser pago.
Por isso, a Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense está em busca de empresas que possam patrocinar a festividade, que acontece desde 1988. Que tal contribuir para a preservação da nossa cultura, empresariado capixaba?