sexta-feira, novembro 22, 2024
25.5 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

As cartas não mentem

Houve um tempo em que praticar um interurbano era um ato de ousadia

Cigana traz um banquinho dobrável e se instala na esquina da rua Boa Sorte com a avenida. Azar o seu… tão curta a rua, tão longa a avenida. O povo passa de celular na mão: tudo última geração, capazes de nos conectar em segundos de qualquer lugar com qualquer ponto do planeta. Houve um tempo em que praticar um interurbano era um ato de ousadia, com muito tempo disponível e muitos cruzeiros no bolso. Mudou a moeda, e mudou o mundo, e Cigana ainda sobrevive em vender gotas de esperança no vasto mar do desespero alheio. Alguma coisa sempre pinga, não volta pra casa de bolsa oca.

*

Mais das vezes, o povo passa, o inseguro para. Desta vez quem para é o Genino, guardião do pedaço, até que boa gente quando não está de mau humor. Hoje, realmente, não é um de seus melhores dias. Se manda, Cigana. O comércio informal é proibido nessa área. Move on! Ele grita, gastando o inglês que está aprendendo no Youtube. Quê isso, autoridade, que comércio? Tô aqui no descanso, apreciando esse povaréu indo e vindo. Me vê com quinquilharias meidin China? Genino não nasceu ontem e replica, Pior que camelô é a senhora se valendo da ignorância do povo com leitura de cartas de tarô.

*

Cigana é nome de pia, registrado em cartório – o nome ditou o ofício. Pegando a mão do pega-ladrão, Cigana se assusta: Virge Maria, tá tudo no esculacho na sua área. BenzaDeus! O policial quer ir embora, mas não resiste, Que história é essa, futriqueira? Cigana está acostumada com agressão moral, verbal e física de pai, marido, filho, vizinhos, autoridades… Sabe que se a notícia não for boa matam a mensageira… Mesmo assim, pega o tarô, embaralha, sopra três vezes. Temos que consultar uma segunda opinião… e espalha as cartas na calçada. Genino olha o povo olhando e rindo, alguém tira uma foto, outro faz um selfie. Pega uma carta: O diabo! Esse é perigoso… pode te levar pro circuito subterrâneo…

*

Nervoso, o sujeito pega outra carta… Os amantes! Caso tivesse dúvidas comprovado está: tua mulher tá te chifrando. O quê? Velha matreira, vou te levar pro xilindró agora mesmo. Cigana não perde o pique, Melhor tu ir na tua casa agora mesmo… O policial sai correndo pros lados de Jucutuquara, Cigana pega o banquinho e sai correndo pros lados de Caratoíra. Não vai ficar esperando o castigo do mensageiro. Pra garantir a ausência de provas irrefutáveis, joga o baralho no bueiro. Cigana não nasceu ontem, e sabe bem a hora que o marido vai se encontrar com a mulher do Genino, vulgo Pimenta Brava.

*

Donde fica comprovado: as cartas não mentem, sejam elas de baralho ou de próprio punho, virtual ou em envelope selado. Mesmo com o advento do celular e seus descendentes, quem mente são as pessoas. Haja vista a proliferação das fake news que nos assola. As redes sociais campeãs de audiência: Facebook (2.96 bi); Youtube (2.51 bi); WhatsApp e Instagram (empatadas com 2 bi). No Brasil: WhatsApp (169 mi); Youtube (142 mi); Instagram (113 mi); Face (109 mi); TikTok: (82 mi).

Mais Lidas