sábado, novembro 23, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Estrada que pode ‘salvar’ escola do campo está em fase final de licitação

Obra do governo do Estado permitirá pleno retorno da escola, fechada desde janeiro pela prefeitura de Cariacica

Redes Sociais

Está em fase final de licitação o conserto da estrada que pode evitar o fechamento definitivo da Escola do Campo e Estação Científica em Tempo Integral (Ececti) Margareth Cruz Pereira, na zona rural de Cariacica. A informação é da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e atende aos anseios das comunidades de Taquaruçu, Trincheira e Encantado, localizadas acima da conhecida comunidade de Roda D’Água, onde ocorre o tradicional Carnaval de Congo de Máscaras, no dia de Nossa Senhora da Penha, comemorado este ano na próxima segunda-feira (17).

Desde outubro de 2022, as chuvas abriram uma cratera na estrada, logo depois do campinho de Roda D’Água. Além de impossibilitar o acesso dos estudantes à escola, o buraco tem causado transtornos variados aos moradores, com o escoamento da produção agrícola e os deslocamentos cotidianos para o trabalho em outras comunidades rurais, nas cidades ou para tratamentos de saúde.

Nesta sexta-feira (14), numa nova reunião com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), a comunidade escolar recebeu a promessa de que a prefeitura vai analisar a possibilidade de reabrir a escola para cerca de 60 alunos que moram acima do buraco da estrada, onde um transporte vindo de Cariacica-Sede, a cerca de 40 km, irá leva-las até a Ececti.

Os que moram abaixo do buraco, continuarão em uma escola urbana até que a estrada seja consertada. Atualmente, eles estudam de forma híbrida, intercalando uma semana presencial e outra em casa. A promessa é de que em cerca de duas semanas eles possam estudar de forma totalmente presencial.

“O Artur e a Regina, da Seme, pediram duas semanas para dar uma resposta, para confirmar se vai ser assim mesmo”, relata o agricultor Oladir Luiz Lorenzon, pai de dois estudantes matriculados na Margareth Cruz Pereira. A Ececti está fechada desde janeiro, por isso, será necessário mobilizar novamente professores e outros funcionários para receber os alunos de volta.

O arranjo, se confirmado, atende às famílias dos alunos que voltarão para a Ececti, mas ainda contraria os que continuarão na escola de Boa vista. “Os pais questionaram por ser escola urbana, que é diferente da nossa, que tem metodologia própria para o povo do campo. Eles não querem que os filhos percam essa cultura, que se misturem com uma cultura da cidade”.

Oladir  reforça: “mas o que a gente precisa, é que conserte a estrada, para tudo voltar ao normal, todo mundo na escola do campo de novo. A prefeitura disse que precisa que a estrada fique pronta”, afirma.

Em nota, a Seag informou que “o trecho em questão trata-se de um rodovia municipal, sendo a jurisdição e responsabilidade de manutenção da prefeitura. A Seag, de forma colaborativa, contratou a projeto para reestruturação do pavimento. A licitação para execução dos serviços está na fase final, tendo o resultado parcial da licitação divulgado em 10 de abril de 2023. Com a conclusão do processo licitatório, irá brevemente emitir a ordem de início dos serviços”.

No Aviso de Resultado Parcial de Licitação publicado no Diário Oficial, assinado pelo presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL), Patrick Silva Ribeiro, é informado que a Tomada de Preços nº 001/2023, classificou duas das três empresas concorrentes, ambas com valores próximos de R$ 318,8 mil.

Mais Lidas