quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Cachorro-do-mato é encontrado morto próximo à Lagoa Encantada

Há um ano, espécie foi flagrada dentro da APP, que ainda aguarda criação do Parque Natural Municipal

“Mais uma perda para a fauna da Lagoa Encantada e região. Um cachorro do mato, saudável, foi atropelado e morto ao sair da Lagoa Encantada para a rodovia Darly Santos!!” A triste notícia foi registrada nas redes sociais dos protetores da Área de Preservação Permanente (APP) da Lagoa Encantada nessa quarta-feira (19).

“É uma perda importante para a biodiversidade da região, que diminui o já tão afetado plantel da Lagoa Encantada, principalmente por não ser o primeiro, e pela previsão de expansão imobiliária e estradas no entorno da Lagoa Encantada, colocando eles sobre mais tensão e riscos”, contextualizam os protetores.

Redes Sociais

De fato, em novembro passado, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 6282/2022, referente ao Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade (PlanMob), mantendo, apesar dos alertas de potencial degradação ambiental, duas vias de impacto sobre as APPs da Lagoa Encantada.

Conforme alertado por coletivos de luta socioambiental do município, são duas vias de impacto: uma a leste, acompanhando o canal do rio Aribiri, que cria um chamado corredor Rio Marinho x Avenida Lindemberg; e outra no entorno da futura unidade de conservação, classificada como “via coletora”.

A votação aconteceu um dia após uma reunião entre os vereadores e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano (Semud), onde foi confirmado o texto final da matéria, sem adequação das vias às áreas sensíveis do rio Aribiri e seu manguezal, bem como da própria lagoa. Também na véspera da votação, foi feito um pedido para que pelo menos a via coletora fosse transformada em via especial, atendendo, inclusive, ao que dispõe o próprio PlanMob, ao criar a categoria de “vias especiais”, visando reduzir impactos sobre unidades de conservação. Mas nenhuma emenda ao PL nesse sentido foi proposta.

Após a aprovação, a Mesa Diretora da Câmara apenas ressaltou que as possíveis adequações necessárias de vias serão feitas naturalmente, com base no próprio PlanMob, que não permite impacto em APPs e unidades de conservação.

Enquanto isso, o PL para criação definitiva do Parque Natural Municipal da Lagoa Encantada ainda não foi entregue pela prefeitura para apreciação do Legislativo. A proposta já passou por consulta pública e prevê a proteção de uma área de cerca de dois milhões de metros quadrados.

Também nesta semana, os ambientalistas denunciaram o despejo de material altamente poluente em uma das áreas naturais que compõem o complexo da Lagoa Encantada. “Se não bastasse os lixos descartados, as caças, os desmatamentos, as queimadas, agora estão descartando rejeitos retirados de valões contaminados nas margens da Lagoa do Barco!”

Redes Sociais

Sem a proteção legal, a região continua fragilizada e sofrendo os impactos, a despeito do agravamento dos problemas relacionados às chuvas intensas que afetam Vila Velha periodicamente e tantas outras consequências da crise climática mundial, para a qual especialistas do mundo inteiro recomendam o aumento do investimento público em conservação e recuperação de áreas naturais estratégicas, como matas ciliares, alagados, manguezais e florestas.

Espécie foi flagrada há um ano

Há um ano, os ambientalistas que cuidam da APP da Lagoa Encantada divulgaram o primeiro flagrante da presença da espécie cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) na região. O registro, feito pelo fotógrafo de natureza Samuel Chahoud, foi motivo de comemoração.

“Apesar do cachorro-do-mato não estar na lista de espécies ameaçadas, a presença dele na área indica um grau importante de conservação, já que a espécie sofre com muitas ameaças, como ataques de cachorros, doenças transmitidas por animais domésticos, destruição do habitat e atropelamento em estradas. A gente sabe que ele ocorre na região tem muitos anos, porque sempre encontramos as fezes deles por lá. Isso indica que a área possuí seus recursos alimentares e também abrigo”, explicou o biólogo Flávio Mendes da Silva, integrante do Fórum de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental do Grande Vale Encantado (Desea), lembrando que outras espécies raras e até ameaçadas de extinção já foram flagradas no local, como lontras e jacaré-do-papo-amarelo. 

“É urgente a criação do Parque na Lagoa Encantada, para que estes animais possam ter um local seguro para sua sobrevivência!”, clamam os protetores.


Vereadores aprovam PlanMob com vias de impacto na Lagoa Encantada

Resta contar com adequações futuras, com base no próprio plano. Prefeitura ainda não enviou PL de criação do parque


https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/vereadores-aprovam-planmob-com-vias-de-impacto-na-lagoa-encantada


Cachorro-do-mato é flagrado em mata da Lagoa Encantada

Registro reafirma importância ambiental da região. Consulta pública para transformá-la em parque segue até dia 24


https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/cachorro-do-mato-e-flagrado-em-mata-da-lagoa-encantada-em-vila-velha


Ameaçadas de extinção, lontras são fotografadas na Lagoa Encantada

Presença da espécie, aparentemente em comportamento reprodutivo, reforça importância da criação de um parque natural


https://www.seculodiario.com.br/meio-ambiente/ameacadas-de-extincao-lontras-sao-fotografadas-na-lagoa-encantada

Mais Lidas