Orlando tem de tudo, só falta um trem de verdade
Nesse ensolarado começo de verão nos reunimos para comemorar dois importantes eventos. Parece simples, mas vai ficando cada vez mais difícil conseguir essa hercúlea façanha – Todos juntos, vamos! O tempo não para e a cada volta do planeta em torno do sol novas adições vão acontecendo: família puxa família, aperta que sempre cabe mais um. Cada recém-chegado/a traz uma bagagem social-emocional e uma sempre bem-vinda leva de agregados. Orlando, aqui vamos nós!
*
A estrada é longa e o tempo incerto, certo? Não mais: a meteorologia cada vez erra menos e as highways estão cada vez melhores. Até as paradas no meio do caminho são atrações à parte. Para quem não quer ou não pode dirigir, o trem Miami-Orlando está quase chegando lá: partindo do centro de Miami, chegará pela primeira vez ao aeroporto de Orlando com pompa e circunstância no dia 4 de julho, dia da Independência Americana.
*
Para acomodar as 28 personagens do nosso núcleo familiar, alugamos uma casa com 9 quartos, que logo foi apelidada de Casa BBB. Tinha de tudo, além dos tradicionais aparatos pertinentes a qualquer residência que se preze: TV gigante em todos os cômodos, salão de jogos, sala de cinema com poltronas reclináveis (alguns dormiam ali mesmo), piscina com jacuzzi, churrasqueira, e muitos outros etceteras, cada cômodo com uma decoração diferente. Meu preferido foi o Gambito da Rainha: o teto é um tabuleiro de xadrez com as peças de cabeça pra baixo.
*
Como em toda família que se preza, tem gente de todas as idades, o que facilitou o revezamento na piscina – os mais sábios pela manhã; os mais jovens de 12 PM a 12 AM; os mais ousados pelo resto da noite. Nos fundos da casa um belo lago emoldurado por uma pista para caminhadas. Fui a única que lá pisou… no primeiro dia, apenas. No segundo um enorme jacaré dá as caras no lago e desisti das caminhadas.
*
Orlando tem de tudo, só falta um trem de verdade. Agora não falta nada: o trem da empresa Brightline vai ligar Miami a Orlando com o requinte e conforto dos trens que rodam pela Europa. Mas não tão rápido: 3:00 hs, com duas paradas. Ir de carro é mais rápido e mais barato. Para crianças e grupos de passageiros tem um bom desconto. Ah, os eventos! O que essas 28 pessoas atadas por laços de sangue e afeto foram fazer em Orlando?
*
Um novo parque da Disney, uma nova atração na Universal? Aconchegados na Casa BBB, ninguém lembrou de ir aos parques, embora bem próximos. Unidos e refestelados, churrasqueira 24 horas, comemoramos os 16 anos da neta mais nova e o noivado da neta mais velha. Destaque para a coragem do noivo, ajoelhado diante de 27 pessoas, muitas das quais mal conhece, para pedir a mão da garota… Treinou uma semana para fazer a pergunta em português.