tO Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Espírito Santo (Sindirodoviários) fez uma ação de fiscalização nesta segunda-feira (3), na garagem dos ônibus da viação Santa Zita, no bairro São Francisco, em Cariacica. O objetivo foi averiguar se os ônibus sem ar-condicionado estão circulando com cobrador em horários de pico, como acordado com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), há um ano e meio.
A constatação, segundo o diretor de Patrimônio do sindicato, Zedequias Inácio, foi de que nem todos os ônibus sem ar-condicionado estão saindo com cobradores, o que vai ser questionado pela entidade à GVBus e à Semobi. Ao todo, são 10 empresas, todas elas passarão pela fiscalização do Sindirodoviários. A ação atrasou a saída dos veículos, afetando principalmente os passageiros de Cariacica e Viana.
Segundo Zedequias, cobradores pedem demissão ou são demitidos, mas as empresas não fazem novas contratações. Caso seja constatado número insuficiente de trabalhadores cumprindo essa função nas demais empresas, o sindicato irá cobrar novas admissões, mas, no momento, não há nenhuma mobilização em torno de paralisações ou de um movimento grevista.
A atuação dos cobradores em horário de pico foi acordada em janeiro de 2022, após quase dois anos de afastamento desses trabalhadores da função. Em maio de 2020, início da pandemia da Covid-19, os passageiros passaram a utilizar Cartão GV, pois segundo a Semobi e o GVBus, a utilização de dinheiro poderia contribuir para a proliferação do coronavírus. A partir daí, foram feitas diversas manifestações do sindicato, além de audiências na Justiça do Trabalho para encontrar um consenso, já que os cobradores temiam não mais voltar aos seus postos e perder seus empregos.
Na assembleia realizada em janeiro do ano passado, os trabalhadores aprovaram a proposta do empresariado de trabalhar nos carros quentes, ou seja, sem ar-condicionado, em horários de pico, inclusive nos veículos expresso, folgando aos sábados, domingos e feriados. Com a decisão, eles voltaram a atuar nos ônibus com a venda de crédito no Cartão GVBus.