quinta-feira, dezembro 26, 2024
28.8 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Foletto e Balestrassi voltam a se enfrentar em 2014

Uma disputa que já vem se tornando tradicional no município de Colatina deve se repetir em 2014. Se em 2012 Guerino Balestrassi (PSDB) e Paulo Foletto (PSB) disputaram indiretamente, apoiando os candidatos à prefeitura do município, no ano que vem a disputa será entre os dois, que se enfrentarão por uma vaga na Câmara dos Deputados.
 
Apesar de ambos terem buscado a ampliação de suas bases, a disputa forte será mesmo em Colatina. O eleitorado ficará novamente dividido entre suas duas maiores lideranças políticas, o que deve acirrar a disputa por uma vaga de deputado federal.
 
Foletto busca a reeleição e Guerino é uma da apostas do ninho tucano para a disputa proporcional de 2014. Além da vaga na Câmara estará em avaliação o peso eleitoral das duas lideranças e os cenários anteriores podem influir na disputa.
 
Depois de dois mandatos de prefeito, Guerino Balestrassi saiu em alta da prefeitura em 2008. Mas desde então está sem mandato. Na presidência do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), ele conseguiu fortalecer sua movimentação nos meios empresariais, mas não se sabe o reflexo que a gestão de seu sucessor Leonardo Deptulski (PT), sob fogo cruzado, terá na sua disputa.
 
Foletto tem o apoio palaciano. Do mesmo partido do governador, venceu bem a eleição de 2010 para a Câmara, mas frustrou as expectativas de seu eleitorado ao não se candidatar a prefeito no ano passado. Com a crise na prefeitura, ele pode também pagar um preço alto nas urnas. 
 
PSB e PSDB também traçam estratégias para fortalecer seus candidatos. O PSB, de Foletto, prepara uma chapa forte e tem a reeleição do deputado como prioridade nas proporcionais. Para isso, pode não repetir a chapa de 2010, com PT e PMDB, para evitar que lideranças com peso possam ameaçar a reeleição do deputado.
 
Já o ninho tucano, que vislumbra a possibilidade de conseguir duas cadeiras na Câmara dos deputados em 2014, monta uma chapa com Balestrassi e outros quatro nomes de peso para reforçar a legenda. 
 
Além do presidente do Bandes, o partido pretende lançar as candidaturas do atual presidente do partido, deputado federal Cesar Colnago, que disputa à reeleição; do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas; do ex-prefeito de Vila Velha Max Filho e ainda busca convencer a ex-deputada federal por seis mandados Rita Camata a entrar no páreo. 

Mais Lidas