O vereador Zezito Maio (PMDB), que causou revolta e descontentamento nos amadores da pesca de arremesso (vara e molinete) em Vitória, voltou atrás e protocolou um novo projeto de lei propondo alterações na lei que não chegou a ser regulamentada pela Prefeitura da Capital. Apesar de aprovada, a Lei 8480 ainda não está em vigor.
Em nota enviada pela assessoria do vereador, Zezito Maio afirma que ouviu a comunidade e no novo PL protocolado nesta segunda (17), propôs que a pesca de vara seja proibida apenas nas praias com concentração de banhistas.
“A exceção à regra serão os locais previamente marcados pela Prefeitura e os torneios de pesca promovidos por entidades esportistas”, esclarece a nota.
A nova proposta prevê também que a multa para quem descumprir a medida deverá ser revertida ao Fundo Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Fundambiental).
Pela lei proposta inicialmente, a pesca estava proibida em todas as praias de Vitória das 6 da manhã às 19 horas.
Ainda que represente uma flexibilização à Lei 8480, a mudança ainda não agrada por completo os pescadores. Eles defendem que a praia de Camburi é utilizada para pesca, sobretudo os píeres, como o de Iemanjá, sem prejudicar os banhistas.
Entretanto, segundo Zezito Maio, a lei foi motivada pela reclamação de banhistas que se sentem inseguros com a presença dos anzóis na água.