sexta-feira, novembro 22, 2024
22.1 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

​Projeto leva oficinas audiovisuais a quilombolas do norte do Estado

Comunidade vai captar saberes e fazeres da região, para exibição em cinema ao ar livre e mostra de filmes

Divulgação

Cinco comunidades do Território Quilombola do Sapê do Norte, localizadas em Conceição da Barra, vivenciarão um experimento audiovisual com a chegada do Cinema de Griô. Os moradores vão captar, em imagens e sons, os saberes e fazeres da região, que depois serão exibidos em um cinema ao ar livre junto com uma mostra de filmes feitos em outras comunidades quilombolas do Estado.

A fase inicial do projeto consiste na oficina de experimentações audiovisuais. O primeiro encontro começou nessa quinta-feira (20) e prosseguirá até domingo (23), nas comunidades Córrego do Alexandre, Santana e Porto Grande. A segunda oficina acontecerá de 26 a 29 de julho na comunidade Quilombola Angelim II, e a terceira de 1º a 4 de agosto, em Linharinho.

Com duração de quatro dias, cada oficina abordará noções audiovisuais básicas e ainda envolverá uma roda de conversa em torno das histórias e do jeito de ser e de viver do lugar, identificando personalidades, paisagens, versos, manifestações e histórias. Os participantes vão selecionar e escolher as imagens e os sons que consideram do próprio cotidiano. As obras serão assistidas e comentadas pelo grupo, indicando o caminho da edição dos curtas-metragens. Cada obra terá até 15 minutos.

Na etapa de difusão, um caminhão-cinema exibirá as obras em sessões ao ar livre nas comunidades. O objetivo é produzir os registros pelos próprios moradores, difundir os curtas em circuitos quilombolas, mostras e festivais, e contribuir com a preservação e o intercâmbio de tradições, práticas, relatos e memórias das comunidades.

A ação foi contemplada pelo edital (028/2021) – Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Audiovisual do Espírito Santo. A realização é do Instituto Marlin Azul, com recursos do Funcultura, através da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo.

O Cinema de Griô nasce da inspiração de outro projeto, o Cine Quilombola, realizado em 2021, através da qual cada comunidade construiu seu filme-carta para dialogar com outras comunidades através de correspondências audiovisuais. Foram produzidos os seguintes documentários: Do Lado de Cá, da Comunidade Quilombola de Graúna (Itapemirim); Vamos em Batalha, das Comunidades Quilombolas de Cacimbinha e Boa Esperança (Presidente Kennedy); Era Caminho Deles, da Comunidade Quilombola de Pedra Branca (Vargem Alta); Ninguém Canta Igual Eu Canto, da Comunidade Quilombola de Monte Alegre (Cachoeiro de Itapemirim).

Mais Lidas