Local será destinado à moradia popular. Ao todo, são 500 imóveis da União que fazem parte do programa
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou, em entrevista ao jornal O Globo, que o Governo Lula mapeou cerca de 500 bens da União para que sejam destinados a políticas como as de moradia, saúde, educação e cultura. A boa notícia para o Espírito Santo, especificamente, é que o prédio que abrigava o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), no Centro de Vitória, é um dos bens mapeados e será destinado para moradia popular.
A iniciativa faz parte do programa Democratização dos Imóveis da União e abrange não somente prédios, mas também terrenos e galpões, em sua maioria abandonados ou ocupados por movimentos sociais. A meta é entregar os imóveis para prefeituras, famílias de baixa renda ou ao setor privado até o final de 2026, quando termina a atual gestão federal.
A destinação do prédio do IAPI para moradia popular foi possível por meio da intervenção do mandato da deputada federal Jack Rocha (PT), a pedido da Associação Habitacional Comunitária do Espírito Santo (Ahabitaes), que luta pelo direito à moradia e recebeu o prédio em 2018, mas teve que devolver em 2021 para a União. Em 2018, a Ahabitaes concorreu a um chamado público por meio do Minha Casa Minha Vida Entidades, que concedia financiamentos a beneficiários organizados de forma associativa por uma entidade.
Prédio do IAPI será destinado para moradia popular
https://www.seculodiario.com.br/cidades/predio-do-iapi-sera-destinado-para-moradia-popular