Mais na Coluna: Samba; Literatura; Pocar Festival; Biblioteca Municipal de Viana
O Prêmio da Música Capixaba divulgou os quatro finalistas de cada uma das 24 categorias. São três escolhidos pela curadoria e um pelo voto popular. Os vencedores serão conhecidos e premiados no dia 26 de setembro, em cerimônia no Teatro da Ufes, campus de Goiabeiras. O evento celebra os profissionais da música capixabas e as realizações musicais feitas durante o ano de 2022.
A premiação está em sua segunda edição. Procura abarcar toda a cadeia da música, premiando não somente cantores e instrumentistas, mas também profissionais como diretor de palco, roadie, técnico de luz, luthier e técnico de som. Além disso, preza pela diversidade com categorias como Vozes Negras e LGBTQIA+ e busca dar espaço para profissionais mais novos no mercado por meio da categoria Revelação Musical.
Vozes Negras
A cantora Monique Rocha chegou à semifinal nas categorias Videoclipe, com o clipe da música Sou Negro e Vozes Negras, mas chegou à final somente nessa última categoria, na qual concorre com Afari, Eugênio Goulart e Elaine Augusta. Elaine, que tem obtido uma popularidade muito grande no cenário artístico capixaba, foi a escolhida por meio do voto popular para disputar a final.
AfroKizomba
Revelação
Na categoria Revelação Muiscal, a cantora Ada Koffi foi quem chegou à final por meio do voto popular. Ela competiu na semifinal em outras quatro categorias: Destaque Artístico, Intérprete e Linguagens Urbanas, nas quais não chegou à final, e Música, com a canção Sabor, do single de mesmo nome, lançado em 2022, que prossegue na disputa e pode ser uma das premiadas no dia 26 de setembro.
LGBTQIA+
Afronta MC, que tem se destacado no hip hop capixaba, foi a escolhida pelo voto popular para estar na final na categoria LGBTQIA+. Foi a primeira travesti a participar das rodas de rima, em 2019. Ela concorre nessa categoria pela segunda vez. Na primeira edição do Prêmio da Música Capixaba foi vencedora como destaque LGBTQIA+ e Revelação Musical. Este ano concorre também na categoria Artista Solo ou Duo.
Samba e Literatura
A cantora Ury Vieira, que também concorre na categoria LGBTQIA+ do Prêmio da Música Capixaba, se une a Maicon Gomes, no violão de 7 cordas, e Gabriel Novaes na percussão, para o Samba da Ury. Será nesta quarta-feira (2), às 19h30, no Espaço Thelema, Centro de Vitória. Ainda na Thelema acontecerá a Terça Poética, na terça-feira (1), com o escritor, ator, professor e psicanalista, Marcos Marcelo Lirio, o Tié. Autor dos livros Lençol de Ilusão, Palavra é Arte, Suavidade Sob Pressão e Delírios e Tarja Preta para Desavisados, Tié irá compartilhar sua trajetória no universo literário.
Homenagem
O Pocar Festival de Cultura, em sua abertura, na noite do dia 27 de julho, em Conceição da Barra, norte do Estado, fez uma justa homenagem à mestra Gessi Cassiano, do jongo Santa Bárbara, na comunidade quilombola de Linharinho. Na ocasião, o artista Henrique Selva realizou uma pintura ao vivo da mestra, que tem destacada atuação em ações como o trabalho com a agricultura familiar, a preservação da memória da cultura quilombola e projetos com adolescentes para manter viva a cultura do jongo.
Último dia
O Pocar finaliza neste domingo (30). A programação do último dia começa com o espetáculo circense Circo de Doido, da Cia. Pé de Cana, às 11h, próximo à Cabana do Kaique. Ao meio-dia, na festa de encerramento, haverá roda de choro e samba “Trio Gererê”, com a participação de Fabíola Guimarães, Elaine Augusta e Silvia Gomes, além do baile de Congo de São Benedito – Ticumbi e do show Ajuntamento Pocar.
Reinauguração
Como parte das comemorações do aniversário de 161 anos de Viana, na Grande Vitória, nesta segunda-feira (31), às 10h, será reinaugurada a Biblioteca Pública Municipal Júlia Colnago de Miranda, na sede do município. O prédio foi reformado e, além do espaço para os livros, terá áreas para atrações artísticas e culturais, como cineminha, literatura infantil, exposição de arte e espaço para pesquisa digital.
Exposições
Durante a reinauguração serão lançados dois projetos. Um é a exposição Painel Mosaico Iconográfico, com ícones da cultura vianense em costura criativa, da Ruimara Ateliê, patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura de Viana. A outra exposição é Patrimônio Fotográfico de Viana, que envolveu a digitalização, descrição e difusão do acervo fotográfico da biblioteca. A iniciativa é do arquivologista André Malverdes.
Até a próxima coluna!
Email: [email protected]