Em constante movimentação para aumentar seu nível de influência política, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), anunciou a expansão do canal do sistema de televisão da Assembleia Legislativa (TV Ales) para mais 25 municípios capixabas, em reunião realizada com presidentes de câmaras de vereadores nessa quinta-feira (3). Na ocasião, ocorreu a assinatura dos protocolos de adesão ao Colégio Permanente das Casas Legislativas, criado em junho deste ano.
O presidente da Assembleia informou aos vereadores que já está comprando equipamentos novos para a expansão do sinal de TV. “Podemos fazer uma parceria sem nenhum custo, para potencializar o trabalho do Legislativo municipal, inclusive transmitindo o trabalho de vocês”, disse. O encontrou reuniu 26 presidentes de legislativos municipais.
O Colégio Permanente também é uma iniciativa da Presidência da Assembleia. De acordo com Marcelo Santos, o colegiado “visa fortalecer e estreitar as relações entre os parlamentares, numa parceria entre os legislativos municipais e estadual”.
O deputado é potencial candidato à Câmara Federal em 2026 e se articula para aumentar seu cacife eleitoral, visando, também, reforçar alianças para as disputas municipais de 2024. Com as medidas que têm tomado à frente da Assembleia, como foco nos municípios, ele amplia a possibilidade de robustecer seu capital político.
Egresso do PDT, em 2020 Marcelo se filiou ao Podemos, de onde poderá sair para outra legenda, uma das mais prováveis, o MDB. No entanto, há uma articulação com o deputado federal Da Vitória, presidente estadual do PP, seu antigo aliado, que pode levá-lo para essa legenda.
Paralelamente ao âmbito político-eleitoral, a Casa dos Municípios fortalece a visibilidade e atuação dos vereadores. O corpo técnico do Poder Legislativo irá auxiliá-los em demandas como revisão de leis orgânicas, transferência de tecnologia e cursos de capacitação. O presidente da Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascanves ), Cezinha Ronchi, destacou a importância do diálogo e da cooperação entre os poderes legislativos para atender às necessidades e demandas da população.