Derrotado em 2022, ex-deputado retorna depois de cumprir cinco mandatos e teria pretensões para o próximo ano
Derrotado nas eleições de 2022 para ao sexto mandato de deputado estadual, Dr. Hércules Silveira (Patri) retorna à Assembleia Legislativa como ocupante de cargo comissionado. Em ato (nº 1858) publicado nesta quarta-feira (9), o presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos), o nomeou como subdiretor da Casa dos Municípios.
Atualmente filiado ao Patriota, aos 84 anos, Dr. Hércules é apontado como pré-candidato a vereador por Vila Velha, seu reduto eleitoral e onde reside, por outro partido, mais provável o PP, liderado no Espírito Santo pelo deputado federal Da Vitória, antigo aliado de Marcelo Santos, que articulam a formação de um bloco político visando às eleições de 2024 e 2026.
Nessa movimentação, além do PP, está envolvido o MDB, legenda de Dr. Hércules durante anos. O ex-deputado deixou o partido em decorrência da crise instalada na disputa entre os ex-deputados federais Lelo Coimbra e Marcelino Fraga, seguida pelo processo de estagnação com a gestão da ex-senadora Rose de Freitas, ainda na presidência da comissões provisória da legenda.
Depois, sem conseguir acomodação devido à formação das chapas proporcionais, entrou em rota de colisão com o PSB, do governador Renato Casagrande. O ex-deputado pretendia entrar na legenda, mas recebeu abrigo apenas no Patriota. Dr. Hércules obteve 23,5 mil votos, insuficientes para garantir a permanência na cadeira.
Com sua nomeação, sobe para três o número de ex-deputados que não conseguiram vitória nas eleições acolhidos pelo deputado Marcelo Santos. O primeiro foi Sergio Majeski (PSDB), potencial pré-candidato à Prefeitura de Vitória em 2024, que hoje é diretor da Escola do Legislativo. Depois veio Torino Marques (PTB), que ocupa o cargo criado exclusivamente para acomodá-lo, de supervisor de Redação Integrada, no Departamento de Jornalismo, ligado à Secretaria de Comunicação Social da Assembleia.