sábado, novembro 23, 2024
21 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Max mostra desinteresse e diz que eleição do PSDB de Vila Velha foi cancelada

Ex-prefeito afirma que ninho tucano se tornou “um partido de aluguel” e aponta divergências com a direção estadual

Leonardo Sá

Cercada de muita polêmica e troca de farpas entre o ex-prefeito Max Filho e o presidente da executiva estadual, deputado Vandinho Leite, foi cancelada nesta sexta-feira (11) a eleição para o diretório municipal do PSDB de Vila Velha, prevista para segunda-feira (14). “Eu soube que a convenção foi cancelada”, disse o ex-prefeito, que aponta divergências com a direção capixaba.

A partir da crise de 2017, segundo Max Filho, o PSDB só serve para apoios a outros partidos. “Não sou membro da executiva e o que sei da eleição de segunda-feira, é que foi cancelada”, diz Max Filho, e responde a uma pergunta sobre a única chapa que estaria inscrita, liderada por Marcos Félix, com outro questionamento, cheio de ironia: “Quem é ele?”

O presidente da executiva estadual, Vandinho Leite, procurado por Século Diário, não respondeu aos questionamentos sobre a eleição do diretório e a situação do município.

“Sofri intervenção no diretório municipal e, agora, outra interferência, desta feita do próprio presidente estadual do partido, que alterou prazos de convenção mais de uma vez para desestabilizar nossa permanência no partido”, desabafa Max Filho.

Com a declaração, reforça a tendência de sair da legenda, já expressada em entrevista a Século Diário em março deste ano, três meses depois de perder a reeleição para um segundo mandato à frente da Prefeitura de Vila Velha.

“Eu devo sair do PSDB, sim”, ele disse na ocasião, frase que repete nesta sexta-feira (11), ao afirmar que o PSDB, “pelo menos no Espírito Santo, perdeu a importância e se transformou em um partido de aluguel entregue aos inquilinos do poder”.

Apesar de não citar nomes, a fala de Max Filho é uma clara referência à aproximação do PSDB com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), seu adversário político, candidato à reeleição em 2024, que poderá repetir a disputa de 2020, quando Max Filho foi derrotado.

Max evita aprofundar sobre o assunto e diz que “a candidatura é uma coisa que será discutida no tempo certo. Por agora, não ando fazendo política; como servidor efetivo da Justiça Federal do Trabalho, tenho me dedicado ao meu desenvolvimento profissional”.

Para o ex-prefeito, as questões têm que ser avaliadas com calma, considerado que a situação atual do PSDB no Estado, que perdeu quadros valiosos, é complicada. “Depois que disputei a convenção estadual em 2017, passei a ter dificuldades no partido”, comenta. Foi o ano em que o ninho tucano entrou em crise de âmbito nacional e em alguns estados, inclusive no Espírito Santo. Max Filho disputou a direção estadual, perdendo para o então vice-governador, César Colnago, em meio a uma debandada e membros importantes na política local. 

Mais Lidas