Rhayrane Pedroni, ativista de causas femininas e dos sem terras, pretende reforçar suas ações
A subsecretária de Planejamento da Prefeitura de Aracruz, Rhayrane Carvalho Pedroni (PCdoB), assume nesta segunda-feira (28) o cargo de vereadora do município, reforçando a base de apoio do prefeito Luiz Carlos Coutinho, o Dr. Coutinho (PP). Ela substitui o vereador Carlito Candin (Solidariedade), cassado por fraude de gênero nas eleições de 2020.
Para Rhayrane, “tudo o que está acontecendo é muito recente”, sem tempo para apresentar projetos especiais durante a posse, nesta segunda-feira, às 18 horas.
Ativista de causas femininas, a nova vereadora afirmou que, na Câmara, manterá seus projetos em defesa dos trabalhadores, das mulheres e do público LGBTQIA+. “O movimento ficará ainda mais potente, pois serei mais uma voz”, ressaltou.
Rhyarane aponta que, apesar de ser da base do prefeito, não haverá impedimento para defender as causas populares, inclusive dos trabalhadores sem terra e dos povos indígenas, destacando o trabalho do também vereador Wilson Jaguareté (PT). São questões que desafiam os gestores públicos na adoção de medidas protetivas a essas camadas da população.
Com formação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Rhayrane já ocupou a Subsecretaria de Meio Ambiente na atual gestão, por conta da aliança de seu partido com o prefeito, e participa do “Coletivo de Mulheres D. Astrogilda”, movimento em defesa das reivindicações do público feminino, que leva o nome de uma rainha do Congo, já falecida.
Carlito Candin perdeu mandato em decorrência da participação de candidaturas laranjas na chapa, fraudando as vagas destinadas às mulheres, mesmo motivo que provocou a cassação dos vereadores Carlinhos Mathias e Cecéu do Morobá, formalizada em dezembro de 2022, substituídos por Elizeu da Costa Pereira (Rede) e José Adilson Spinassé (União). Candin cumpria um segundo mandato.