Apesar da tentativa frustrada de prorrogação das inscrições dos interessados em uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCES), terminou na noite desta sexta-feira (21) o prazo para que os nomes dos candidatos fossem apresentados na Assembleia.
Além dos nomes do plenário, o líder do governo Sérgio Borges (PMDB), favorito na disputa, e o petista Cláudio Vereza, outros sete nomes integram a lista de candidatos. Eles foram indicados pelo deputado Hércules Silveira, que defende o projeto “conselheiro cidadão”.
Além do advogado Rodrigo da Rocha Rodrigues, advogado e indicado pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos), também foi indicado por Hércules o auditor do Tribunal de Contas João Luiz Cotta Lovatti, que teria simpatia da Mesa Diretora da Assembleia e chegou a ter o nome cogitado como uma alternativa da Casa para evitar a eleição de Borges.
Também foram indicados por Hércules o perito criminal federal Deusvaldo Resplande de Carvalho e outros dois auditores de Controle externo do TCES Luiz Guilherme Vieira e Carlos Roberto Bianchi. Completam a lista Ivan Ferreira Junior, procurador federal, e João Alfredo de Souza Ramos, integrante do Conselho Regional de Contabilidade.
Segundo os termos do artigo 74, da Constituição Estadual, a Assembleia deve analisar a documentação protocolada pelos candidatos nesta sexta-feira, atentando para o atendimento dos seguintes requisitos: requerimento assinado pelo pretendente ao cargo e protocolado junto ao Protocolo-geral da Assembleia até às 18 horas do dia 21 de junho de 2013, acompanhado, preferencialmente, do seu respectivo arquivo eletrônico; cópia da certidão de nascimento ou de outro documento oficial que comprove que o candidato possui mais de 35 e menos que 65 anos de idade; certidões negativas expedidas pelas Justiças Federal e Estadual provando que o candidato possui idoneidade moral e reputação ilibada, e prova documental de que o candidato possui notórios conhecimentos jurídicos, ou contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública, com mais de dez anos de exercício de função ou de cargo público, ou de efetiva atividade profissional nas áreas referidas.