Juiz foi promovido pelo critério de merecimento, em votação unânime do Pleno
Esta foi a terceira vez consecutiva que ele compôs a lista tríplice, que também contou com os nomes dos juízes Aldary Nunes Junior e Délio Rocha Sobrinho, em processo que registrou 16 concorrentes.
O resultado foi proclamado pelo presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira que, em seguida, deu posse administrativa ao desembargador Fabio Brasil, que passa a integrar a Quarta Câmara Cível e a ocupar, definitivamente, a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Jorge do Nascimento Viana, que completou 75 anos. O magistrado já vinha ocupando a cadeira como desembargador substituto, desde agosto último.
Durante o processo de escolha, o decano da Corte, Pedro Valls Feu Rosa, justificou seu voto “devido a sua distinção e equilíbrio junto à vice-presidência do TJES, cargo que ocupava atualmente”. Em seguida, o desembargador Annibal de Rezende Lima, acompanhado de demais integrantes da Corte, ressaltou o currículo do magistrado escolhido, que ingressou na magistratura em 1998.
Fabio Brasil destacou “a longa caminhada até chegar ao Tribunal de Justiça” e afirmou assumir o cargo com “o mesmo compromisso prestado há quase 26 anos, quando ingressou na magistratura”.
Durante 25 anos de carreira, o magistrado ocupou os cargos de juiz assessor especial da presidência e da vice-presidência do Tribunal e juiz corregedor em dois biênios. Também foi convocado para substituir desembargadoras e desembargadores em 15 ocasiões, assim como foi designado para integrar diversos grupos e comissões do Judiciário estadual. Ele é especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito Comercial Internacional pela Steinbeis University Berlin, na Alemanha.