Elcimara Loureiro, que recebeu ata de liberação nesta quarta, destaca sua atuação no campo progressista
As correntes internas do PT ganham, agora oficialmente, mais uma pretendente à Prefeitura da Serra. É a vereadora Elcimara Loureiro, que nesta quarta-feira (20) formalizou seu desligamento do PP e prepara a filiação ao novo partido, pelo qual pretende concorrer com o ex-deputado estadual Roberto Carlos e o jornalista Ronaldo Cassundé, que já colocaram as pré-candidaturas no mercado e trabalham para angariar apoios.
“Vou colocar meu nome como possibilidade de candidata à majoritária”, disse a vereadora logo depois de pegar a ata de liberação de seu nome, sem perda do mandato, assinada pelo presidente estadual PP, deputado federal Da Vitória, e outros dirigentes.
“Quanto à corrente, ainda não defini”, complementa Elcimara, mas ressalta que o convite para a filiação ao PT veio “pelas mãos da deputada Jack [Rocha]”, presidente do partido no Espírito Santo.
Elcimara aponta a convergência de sua atuação, como psicanalista, e o seu novo partido: “Minhas pautas desde o início foram no campo progressista. Sempre defendemos uma política de inclusão, de respeito e defesa intransigente da vida. Sou autora da comenda Marielle Franco, na Câmara da Serra”, diz. Ela informa, ainda, atuação junto aos movimentos sociais e uma trajetória de luta em defesa dos direitos humanos, começando pelo conselho tutelar da Serra.
“Hoje, por exemplo, estamos pautando a criação da frente parlamentar em defesa à política de fomento à economia popular e solidária”, comenta, e enfatiza que já foi secretária municipal de Assistência Social, conselheira nacional de assistência social e presidente do colegiado de gestores da assistência social do Espírito Santo.
A vereadora é um dos nomes mais lembrados no mercado político para concorrer à Prefeitura da Serra. Na ata que ela exibiu está o compromisso do PP de não requerer seu mandato à Justiça Eleitoral por trocar de partido fora do período legal. A partir da filiação, ela passará a representar o PT na Câmara da Serra, que perdeu sua única cadeira, André Lopes, após divergências internas.
O PP negocia filiação com o ex-prefeito Audifax Barcelos (sem partido), que já está há meses em campo para se cacifar na disputa, assim como o deputado estadual Pablo Muribeca (Patri), que deve concorrer pelo Republicanos, ambos opositores ao prefeito Sergio Vidigal (PDT).