Antônio Gurgel atuou em veículos de comunicação do ES, Rio de Janeiro e Brasília e escreveu mais de 60 livros
O corpo do jornalista e escritor Antônio de Pádua Gurgel será sepultado no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória, às 11 horas deste sábado (14). Gurgel passou mal nessa quinta-feira (12), sendo levado param um hospital, onde faleceu aos 71 anos. A causa da morte não foi revelada.
Gurgel nasceu em Vitória, filho do ex-prefeito Mário Gurgel, e teve passagem pelas redações de vários veículos de comunicação do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Brasília, onde fundou os jornais Tribo e Cidade Livre. Era formado em jornalismo pela Universidade de Brasília.
Atualmente, era sócio-gerente da editora Pro Texto Comunicação e Cultura, que executa projetos de interesse histórico, educacional e cultural, sendo autor de mais de 60 livros sobre personalidades históricas do Espírito Santo.
O Senhor das Orquídeas (sobre a vida e a obra de Roberto Kautsky); A Rebelião dos Estudantes; Trilhos do Brasil; Crônicas de Vitória; O Diário da Rua Sete; São Pedro Vitória – um exemplo para o mundo; A Comissão Justiça e Paz no Espírito Santo; e Ruschi: o Guardião da Floresta, um relato da vida do cientista capixaba Augusto Ruschi são alguns de seus livros.
Em julho passado, ele concedeu uma entrevista a Século Diário (vídeo abaixo), em que abordou seu projeto literário Grandes Nomes do Espírito Santo, a trajetória de seu pai, Mário Gurgel, de outras personalidades e fatos importantes da história capixaba.
Em sua página pessoa, é possível conhecer mais de sua trajetória. Para acessar, clique aqui.