quinta-feira, dezembro 26, 2024
30.5 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Quem deve…

As mobilizações populares do Estado pegaram os deputados estaduais de “calças-curtas”. Pois quem diria que depois de tanto pintar e bordar com os capixabas – este ano foram vários os episódios lamentáveis -, teriam que enfrentar uma pauta de reivindicações que respinga perfeitamente na omissão da Casa? Dois pontos levantados nos protestos: corrupção e poluição do ar. Duas falhas graves da Assembleia: blindar o governo Paulo Hartung e o atual, além das poluidoras, ao não instalar as CPIs do Posto Fiscal e do Pó Preto. Depois do “choque”, os deputados agora pisam em ovos. A reação ao projeto de decreto legislativo apresentado nessa segunda-feira (24) por Euclério Sampaio (PDT), propondo o fim da cobrança no pedágio na Terceira Ponte, é prova clara disso. Até o presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), já saiu manifestando apoio, acompanhado de outros parlamentares. Bem diferente de outras épocas, basta lembrar que desde 2003 Euclério tenta emplacar projetos semelhantes, todos rejeitados pela Procuradoria da Assembleia e governo do Estado. Por essas, os deputados não esperavam. Quem deve, teme. 
 
Mais
Tem também nesse bolo a CPI para apurar a espionagem da Vale. O pedido não ganhou a repercussão devida, porque os deputados “mergulharam”. O caso já chegou ao Espírito Santo. E ai?
 
Outra coisa…
Sobre Ferração, não posso deixar de citar outro caso emblemático envolvendo a Assembleia este ano, que aumenta o débito dos deputados. A reeleição do presidente da Casa, em meio ao escândalo da Derrama. E todo o desdobramento, reforçando a rede de influência e poder consolidada no Estado. 
 
Contramão
Enquanto a presidente Dilma Rousseff adota a cautela para acalmar os anseios da população no país, o governador Renato Casagrande rasga o verbo e descarta qualquer possibilidade de avaliar a questão do pedágio que é alvo de críticas não só da sociedade, mas de políticos e promotores. Aliás, não é de hoje que tem muita gente engasgada com essa Rodosol.
 
Para piorar…
Casagrande ainda declarou, em A Gazeta, que os usuários terão que arcar com os prejuízos gerados à concessionária. Sabe de que maneira? Com a revisão das tarifas. Além de reforçar o discurso da concessionária, que tenta de todo modo colocar a população contra os protestos, demonstra no mínimo falta de tato político. 
 
Último capítulo
Finalmente chegou ao fim a novela dos insatisfeitos do PR Vandinho Leite, Glauber Coelho e Waguinho Ito. O enredo agora é bater o martelo sobre o novo abrigo.
 
Mão no fogo
O deputado estadual Elcio Alvares (DEM) foi às lágrimas na sessão da Assembleia desta terça-feira (25). Tudo para defender a Igreja Maranata, que garante votos para suas eleições. Novas prisões foram decretadas. 
 
Direito
O Tribunal de Justiça no Estado começou a reparar as violações praticadas nas masmorras de Hartung. Mais uma filha de preso assassinado, desta vez durante rebelião em unidade prisional de Cachoeiro de Itapemirim, receberá indenização. A segurança da pessoa sob custódia é dever do Estado. 
 
Alvo?
O defensor público Vladimir Polízio Júnior, envolvido em polêmica com o prefeito de Baixo Guandu Lastênio Cardoso (PSDB), presta depoimento na Polícia Civil do município na tarde desta terça-feira (25). Ele se diz vítima de ação de vândalos, que teriam lançado uma bomba de fabricação caseira no quintal de sua casa, nesta madrugada. A conferir. 
 
140 toques
“Terceira Ponte sem pedágio. Esse movimento bem que podia pegar! Chega de tanto pagarmos por essa ponte, que já deve ter sido paga há anos!”. (Ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá – PT – no Twitter)
 
PENSAMENTO:
“Prometa pouco, entregue bastante”. Curtis L. Johnson

Mais Lidas