quarta-feira, novembro 27, 2024
22.9 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Xambinho confirma filiação ao Podemos e mira Prefeitura da Serra

Deputado era filiado ao PSC, que se fundiu ao novo partido, e permanece após acordos da cúpula

Divulgação

Na esteira do acordo na cúpula do partido, o deputado estadual Alexandre Xambinho formalizou a filiação ao Podemos, nessa terça-feira (7), na Câmara dos Deputados, em Brasília, engrossando a ala do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, que permanece no partido, depois de ganhar força nas decisões para formação de diretórios municipais. O ato contou com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu (SP), e os deputados federais Gilson Daniel e Victor Linhalis.

Ao se filiar ao Podemos, Xambinho dá mais um passo na movimentação visando a pré-candidatura a prefeito da Serra, o que depende, porém, das definições do seu aliado, o prefeito Sergio Vidigal (PDT). Em 2020, Xambinho entrou na disputa e terminou na quarta colocação. O deputado era filiado ao PSC, que deixou de existir e se fundiu ao Podemos, que será comandado por ele no município, o maior colégio eleitoral do Espírito Santo. 

“A Executiva Estadual vai passar por uma recomposição. Junto do presidente Gilson Daniel e das lideranças do Podemos, como Marcelo Santos, Dr. Victor Linhalis e agora os novos prefeitos filiados”, explicou Xambinho.

Na ocasião, também se filiaram três prefeitos: Nei Castelari, de Rio Novo do Sul, ex-PP; Romário Vieira, de Iúna, também ex-PP;  e a prefeita Fernanda Milanese, de Boa Esperança, ex-Solidariedade, além do empresário e pré-candidato em São Mateus, Marcus Azevedo Batista, conhecido como Marcus Cozivip.

A sucessão no maior município do Estado tem, por enquanto, profusão de pré-candidaturas projetadas no mercado político, a começar pelo atual prefeito, Sergio Vidigal, do PDT, que apesar de declarar que não tentará a reeleição, é apontado coo nome certo na disputa. Do seu partido, além dele, também estão no páreo, como possível palanque de sucessão, o secretário de Turismo, Philipe Lemos, e o presidente da Câmara de Vereadores, Saulinho da Academia.

A relação inclui ainda o ex-prefeito Audifax Barcelos, que no dia 2 de dezembro se filiará ao Partido Progressista (PP), em ato com presença do deputado federal Da Vitória, presidente estadual da legenda, no qual será anunciada sua pré-candidatura a prefeito.

Outros que se movimentam no município são o deputado estadual Pablo Muribeca, que terá festa de filiação ao Republicanos (ex-Patriota); o vice-prefeito do município, Thiago Carreiro (União); o ex-deputado Bruno Lamas (PSB), o vereador Igor Elson (PL) e dois cotados do PT, a vereadora Elcimara Loureiro e o ex-deputado Roberto Carlos. 

Mais Lidas