Jornalista foi nomeado para ocupar cargo na Serra após resultado das últimas eleições, visando 2024
A relação de pré-candidatos à Prefeitura da Serra, o maior colégio eleitoral do Espírito Santo, registra uma baixa nesta sexta-feira (10) pelas mãos do governador Renato Casagrande (PSB). Em nota nas redes sociais, ele anunciou que o atual secretário de Turismo do município, o jornalista Philipe Lemos (PDT), passará a ocupar a mesma pasta na gestão estadual, a partir de dezembro, em substituição a Weverson Meireles, presidente estadual do PDT.
O gesto do governador, aliado do prefeito Sergio Vidigal (PDT), afasta Philipe Lemos da disputa na Serra, situação que já era alvo de comentários nos meios políticos tanto pela possibilidade de Vidigal disputar a reeleição quanto pela filiação ao PDT, em julho passado, do presidente da Câmara, Saulinho da Academia. No caso de escolher um palanque à sucessão, o vereador passou a ser apontado como o nome preferido do prefeito.
Philipe Lemos foi indicado para ocupar a Secretaria de Turismo da Serra depois de candidatar-se à Câmara Federal em 2022 e, apesar de obter 45,2 mil votos, não conseguiu se eleger. No cargo, era tido como um nome que seria trabalhado por Vidigal para as eleições municipais de 2024.
Já a debandada de Saulinho do Patriota foi motivada por falta de espaço, já que o partido era controlado pelo deputado Pablo Muribeca, também candidato à Prefeitura em 2024, porém, agora pelo Republicanos. Nessa quinta-feira (9), o quadro partidário sofreu alteração com a fusão do Patriota com o PTB. Os dois partidos desaparecem e serão substituídos pelo Partido da Renovação Democrática (PRD). O registro do PRD foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com direito a R$ 22,8 milhões do Fundo Partidário, referente a valores de 2023. A nova legenda deve ter o número 25 na urna.
A sucessão na Serra tem, por enquanto, profusão de pré-candidaturas projetadas no mercado político. Além do próprio prefeito e seu bloco, que ganhou mais um interessado nesta semana, o deputado estadual Alexandre Xambinho (Podemos), e de Muribeca, a relação inclui o ex-prefeito Audifax Barcelos, que no dia 2 de dezembro se filiará ao Partido Progressista (PP). Outros que se movimentam são o vice-prefeito do município, Thiago Carreiro (União); o ex-deputado Bruno Lamas (PSB); o vereador Igor Elson (PL) e dois cotados do PT, a vereadora Elcimara Loureiro e o ex-deputado Roberto Carlos.