João Batista Gagno já foi candidato a prefeito em 2012 e é um dos quadros antigos do PT
A Resistência Socialista, corrente do PT liderada pelo deputado federal Helder Salomão, prepara o lançamento da pré-candidatura do dentista e ex-vereador João Batista Gagno, o Babá, a prefeito de Vila Velha nas eleições de 2024. A plenária do partido, marcada para 13 de dezembro, no auditório do Centro de Formação Martina Toloni, na Prainha, contraria tendência de outro grupo, que não quer uma candidatura própria no município e defende a apoiar o atual prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos).
A apresentação do nome de Babá, segundo notícias que correm nos meios políticos, não se harmoniza com a corrente “Construindo um Novo Brasil” (CNB), próxima ao governador Renato Casagrande (PSB), que se movimenta em apoio à reeleição de Arnaldinho. Integram esse grupo o secretário estadual de Esportes e ex-deputado estadual José Carlos Nunes, de Vila Velha, o deputado estadual e pré-candidato prefeito de Vitória João Coser, e a deputada federal Jacqueline Rocha, presidente do partido.
O nome de Babá está fechado, com a chancela de Helder Salomão, informa fonte do partido, destacando que o grupo está na fase final para formar chapa de pré-candidatos a vereador. Entre os nomes já colocados no mercado político, destaca-se o do subsecretário estadual de Direitos Humanos, Rafael Primo, que foi candidato a prefeito em 2020.
Fontes do PT ressaltam que, apesar de ocupar cargo na gestão de Casagrande, Rafael Primo tem uma postura independente, distanciada das articulações de Arnaldinho Borgo, que envolveriam a cúpula da legenda no Estado.
Babá, que já foi candidato em outras ocasiões, teve o nome reforçado em agosto deste ano, depois da recusa do senador Fabiano Contarato ao convite para disputar a Prefeitura de Vila Velha. O senador é cotado, internamente no partido, para concorrer ao governo do Estado em 2026, juntamente com o deputado Helder Salomão, credenciado com uma votação de 120,3 mil votos na reeleição à Câmara Federal em 2022.
Em 2012, o então ex-vereador Babá foi candidato do PT para concorrer à Prefeitura de Vila Velha. No mesmo ano, a hoje deputada estadual Iriny Lopes foi candidata à Prefeitura de Vitória.
Na disputa em Vila Velha, estão ainda no mercado as pré-candidaturas dos ex-prefeitos Max Filho (PSDB) e Neucimar Fraga (PP); o ex-deputado estadual Rafael Favatto (Patri); o empresário Euclides Viana (PMB); e o vereador de Vila Velha Devacir Rabello e o empresário Thiago Nascimento. ambos do PL.