sábado, novembro 23, 2024
21 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

João Coser busca apoio do governo em setores com alta densidade eleitoral

Apoio da disputa em Vitória ultrapassaria a aliança do ano passado, com efeitos para 2026

A pré-candidatura do ex-prefeito e deputado estadual João Coser (PT) à Prefeitura de Vitória atravessa cada vez mais o projeto do também ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), igualmente pré-candidato, por conta da ampliação do leque de apoios, com a chancela de todas as correntes internas do partido, valorizando setores mais representativos da camada popular da sociedade, como a área cultural.

Os dois nomes, com influência no contexto político, em decorrência da boa avaliação de suas gestões, buscam, cada um a seu modo, apoio do governador Renato Casagrande (PSB). Na noite dessa quinta-feira (30), Coser foi uma das figuras de destaque no lançamento do Instituto Penedo, no HUB-ES, espaço do governo do Estado, enquanto Luiz Paulo era eleito, em Brasília, suplente da Nacional do PSDB.

Nos meios políticos, há apontamentos sobre o apoio de Casagrande ao PT nas eleições municipais em Vitória, que ultrapassaria a aliança formada em 2022, que levou à traumática retirada da candidatura ao governo do senador Fabiano Contarato, na época, recém-filiado ao PT, favorecendo a reeleição do governador.

Seria uma espécie de retribuição, até as eleições de 2026, pleito em que o PT deverá participar com o próprio Contarato ou com o deputado federal Helder Salomão para o governo, que concorreriam com o atual vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), incentivador da candidatura de Luiz Paulo à prefeitura da Capital.

No lançamento do Instituto Penedo, apesar de a política eleitoral não ter sido o tema principal, João Coser comemorou a iniciativa e ressaltou a importância da formulação de estudos que possam embasar a ação política. “Pensar as cidades é algo extremamente importante para nós. As cidades sempre têm coisas novas para vermos e espaços para realizarmos as transformações sociais que os moradores merecem”, disse.

Redes Sociais

O Hub-ES é um coletivo formado por pessoas de diversas áreas de atuação, para “produzir e divulgar estudos, pesquisas, questionamentos e ações sobre cultura, política, arte, cidade e inovação”, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura. Dos 20 membros do Penedo, lançado no espaço Hub-ES, inaugurado em novembro pelo governo do Estado, nove participaram da gestão de João Coser na Prefeitura de Vitória como assessores ou secretários municipais. Entre eles, Kleber Frizera, João Luiz Paste, Clemir Regina Meneghel e Sávio Gava.

O espaço é o primeiro Hub público de economia criativa e inovação do Espírito Santo, dedicado a acolher e fortalecer empreendimentos criativos e culturais. O projeto integra o programa ES+Criativo, sob coordenação da Secult em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). 

Mais Lidas