sábado, novembro 23, 2024
21.6 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Peixes aparecem mortos na Lagoa Juara, na Serra

Segundo pescadores, é a segunda vez em menos de 30 dias que ocorre grande mortandade no local

Reprodução

Pescadores que atuam na Lagoa Juara, que fica em Jacaraípe, na Serra, na Grande Vitória, se depararam com uma grande mortandade de peixes nessa segunda-feira (29). Segundo eles, é a segunda vez em menos de trinta dias que isso acontece, num período em que ocorre a desova dos peixes.

Entre as espécies de peixes mortos estão tilápia, robalo e tainha. A mortandade foi vista na cabeceira da lagoa, próximo à ponte de Jacaraípe e também na praia de Jacaraípe. 

Ainda não há dados concretos para apontar o motivo da mortandade, segundo o presidente da Associação de Pescadores de Jacaraípe (Aspej) e da Federação das Associações de Pescadores Profissionais, Artesanais e Aquicultores do Estado do Espírito Santo (Fappaaes), Manuel Bueno dos Santos, mais conhecido como Nego da Pesca.

Segundo ele, uma semelhança com o momento anterior de mortandade de peixes é que ele foi precedido de fortes chuvas na região, o que poderia contribuir para o escoamento de rejeitos de outras partes e, consequentemente, contaminar a lagoa.

Nego concorda com outros pescadores da região que destacam o mau cheiro da água durante alguns períodos, o que é indicativo de que a poluição é uma causa da mortandade. Há também a salinização da lagoa, que se acentuou a partir de 2014, com a abertura do canal e a dragagem do rio Jacaraípe

Nego da Pesca afirma que acionou a Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) para atuar na questão, e reivindica que seja feita uma análise mais aprofundada. “Quando é para impedir de pescar nos momentos do defeso, eles fiscalizam, e estão certos. Mas agora é preciso tomar providências para resolver essa situação. Se continuar assim, não vai ter mais peixe nas nossas lagoas e rios”, protesta.

A Lagoa Juara é a maior do município da Serra, e tem como principal afluente o Ribeirão Juara. Junto com a Lagoa Jacuném, faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Jacaraípe e deságua no mar da praia de Jacaraípe. Segundo Nego da Pesca, cerca de 300 famílias vivem da atividade pesqueira na lagoa, sendo que a grande maioria não tem condições de se deslocar para pescar em outros lugares.

Questionada por Século Diário, a Secretaria de Meio Ambiente da Serra informou, em nota, que “está ciente do ocorrido e que fará uma análise na água da Lagoa Juara para identificar o que causou a morte dos peixes”. 

Mais Lidas