Reitoria designou uma comissão organizadora do curso, cuja previsão de oferta de vagas é em 2025
Uma reivindicação antiga da classe artística capixaba pode estar perto de se concretizar: a abertura de um curso na área do Teatro na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A Comissão Organizadora foi designada pelo reitor Paulo Vargas por meio da Portaria nº 138. O nome pensado para o curso é Licenciatura em Artes da Cena – Habilitação Teatro.
Fazem parte da comissão os professores do Centro de Artes Cesar Augusto Amaro Huapaya, Juliana Marilia Coli e Rosana Lucia Paste. Também integrará a comissão o professor do Departamento de Serviço Social Willian Berger, cujo nome será incluso em uma nova portaria.
Cesar Huapaya recorda que a mobilização pela criação do curso tem mais de 30 anos, capitaneada pelo Sindicato dos Artistas do Espírito Santo. Huapaya, que é fundador do Grupo de Teatro Experimental Capixaba, afirma que o principal argumento para a não abertura do curso sempre foi falta de dotação orçamentária. Contudo, com o início do novo mandato do presidente Lula, a possibilidade da nova graduação se concretizar se tornou maior. Segundo Huapaya, o pleito da classe artística tem apoio do senador Fabiano Contarato (PT) e dos deputados federais Jack Rocha (PT) e Helder Salomão PT).