quinta-feira, novembro 28, 2024
27.1 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Boas-vindas: deputados e servidores são recebidos com café da manhã

Os manifestantes que ocupam a Assembleia Legislativa há sete dias convocaram a sociedade para acompanhar as sessões da Casa e pressionar os deputados para aprovarem o projeto de decreto legislativo que propõe o fim do da cobrança do pedágio na Terceira Ponte.  No retorno às atividades nesta segunda-feira (8), os deputados e servidores foram recebidos com  um café da manhã preparado pelos manifestantes. O bolo trazia os dizeres: “fim do pedágio”. 
 
 
“A população está convocada para lutar pelo fim do pedágio. Venha à ocupação para pedir a aprovação do decreto da suspensão do pedágio. Ligue para os gabinetes dos deputados (acesse: http://www.al.es.gov.br/portal/frmListaAssessores.aspx) e participe das sessões que ocorrerão segunda e terça-feira às 15h e quarta-feira às 9h”, convoca o movimento “Não é por 0,20 centavos”. 

 

Desde a última terça-feira (2 ) no local, os manifestantes, no intuito de fortalecer o diálogo entre o legislativo e a população, promoveram a realização de atividades culturais durante todo o domingo (7). Além de yoga, oficina de Break e Beat Box, varal 
de poesias e oficina de encadernação, os manifestantes também realizaram rodas de conversa. Entre elas, a “Participação na implementação de políticas públicas culturais”, com Orlando Lopes e “A luta da juventude brasileira: balanço e perspectivas, com Carlos Henrique Menegozzo. Algumas das conversas foram gravadas em vídeo e estão na página do movimento no Facebook. 
 
Além da mobilização interna, os manifestantes também contam com a colaboração de apoiadores externos que, além da ajuda com comida, produtos de limpeza, agasalhos, entre outros, vêm promovendo a circulação de um manifesto de apoio à ocupação da Casa. 

 

O manifesto publicado no Facebook surgiu de um debate realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) sobre os jovens que estão ocupando a Casa há sete dias. A nota de apoio que vem recolhendo assinaturas na internet será entregue aos manifestantes e aos deputados da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (8).

 

“A atual realidade do Estado do Espírito Santo tem deixado a população indignada em relação à postura das autoridades, que agem de forma arbitrária e violenta, demonstrando total descaso com as reivindicações e demandas populares. Tendo em vista esses fatos, nós, abaixo assinados, viemos manifestar: apoio à ocupação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo;contra a criminalização e a repressão dos movimentos sociais, bem como a perseguição dos moradores da periferia;pelo fim do pedágio na Terceira Ponte da Rodosol”, diz o manifesto feito no último dia 5 e que será entregue na Assembléia Legislativa, nesta segunda (8). 
 
De acordo com os manifestantes, está mantida a ocupação da Casa até que o projeto de decreto legislativo de autoria, do deputado Euclério Sampaio (PDT), retorne à pauta de votação. A expectativa 
dos manifestantes é que isso ocorra na sessão da próxima quarta-feira (10), quando o deputado Gildevan Fernandes (PV) deve apresentar o parecer da Comissão de Justiça da Casa. Depois disso, o projeto tem de ser apreciado por outras quatro comissões. 

Mais Lidas