sábado, novembro 23, 2024
21 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Marcas eleitorais

Luiz Paulo e João Coser intensificam movimentações e já inauguram lemas de campanha em Vitória

Redes Sociais

Duas peças já conhecidas do mercado político, dois ex-prefeitos, e as estratégias de retorno à disputa em Vitória. O tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, que se movimenta há meses para erguer seu palanque, com contratação de equipes, visitas a comunidades e investidas nas redes sociais, deu mais um passo nesse domingo (10), com um vídeo de apresentação de sua pré-candidatura e inauguração da frase que vai nortear sua campanha: “o prefeito voltou!”. É a principal mensagem da publicação, somada a falas de Luiz Paulo que exaltam a “Vitória do futuro, do bom senso, do equilíbrio, da prosperidade, do amanhã”. Na outra ponta, o deputado estadual João Coser, um dos palanques prioritários da Nacional do PT, abriu uma série de vídeos em que mirou no prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), para falar de violência política de gênero e inércia na área de Segurança Pública, além de explicar pontos polêmicos que até hoje recaem sobre sua cabeça, como o metrô de superfície. Também veio com lema definido: “Você pode até não perceber, mas tem um pouco de João em você”. Em tempos de “efeitos da prisão-soltura do Capitão Assumção (PL)” e da entrada oficial de mais um nome no cenário, o ex-deputado Sergio Majeski (PDT), as novas movimentações movem, cada vez mais, as peças do tabuleiro, que segue lotado. A se confirmar o quadro atual, a eleição em Vitória, como se vê, vai ser “briga de cachorro grande”.

Estratégia
Na mesma publicação, Luiz Paulo, que tenta se cacifar como uma terceira via, se diz animado e que deseja “conversar com a cidade para construirmos um plano de governo com a participação de todos”. Foca ainda na polarização prevista entre Coser e Pazolini, para destacar: “acredito que nossa cidade vai superar o extremismo”, repetindo as palavras “bom senso” e “equilíbrio”.

Estratégia II
Já os vídeos de Coser mostram que a ordem é mesmo confrontar Pazolini e se consolidar como principal adversário da oposição. Em um deles, em referência ao Dia Internacional da Mulher, recordou o episódio com a vice, Capitã Estéfane, em que o prefeito arrancou o microfone das mãos dela em um evento público. Em outro, pega na questão da Segurança Pública e dispara: “não adianta ser delegado e não cuidar da própria delegacia”.

Área de votos
Coser, aliás, convida para festa de aniversário no reduto do samba de Centro de Vitória, Bar da Zilda, nesta quarta-feira (13), às 18h. O petista vai comemorar 68 anos e já avisou com antecedência, para não ter erro e dor de cabeça: “comanda individual”. O petista sempre circula em eventos no bairro, que concentra seu eleitorado em potencial.

Amplo alcance
Desde o ano passado negociando aliança para as eleições deste ano, PP e Republicanos reuniram lideranças e pré-candidatos na última quinta-feira (9), na Câmara de Vitória. O encontro era do diretório do PP, mas dividiram os holofotes Pazolini, candidato apoiado em Vitória; o presidente do legislativo municipal, Leandro Piquet; e o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso. Esse projeto, como já analisado aqui, tem alcance até 2026.

Amarrações
Aliás, o projeto da Serra também “está on”. O presidente estadual do PP, deputado federal Da Vitória, se reuniu nesse domingo com o ex-prefeito Audifax Barcelos, recém-chegado ao partido, que também tem circulado mais pelo município, incluindo setores cobiçados, como o evangélico. Já o principal adversário e prefeito Sergio Vidigal (PDT) segue com sua decisão amarrada, vendo a caravana de candidatos passar e vociferar.

Duas máquinas
Renato Casagrande (PSB) segue sem economizar esforços para manter Cariacica como um canteiro de obras e colocar gás no seu candidato, o prefeito Euclério Sampaio (MDB). Nesse sábado (9), foram autorizadas a construção três unidades de saúde e intervenções de infraestrutura nos bairros Porto de Santana Jardim América e Retiro Saudoso. Também teve inauguração de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Duas máquinas II
Em sua fala, o governador exaltou: “Estamos investindo quase R$ 80 milhões em Cariacica, reafirmando nossa parceria com a prefeitura na requalificação e melhoria de toda a cidade. Todos os investimentos são muito importantes”.

Cadeira oficial
O ex-secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, toma posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCES) nesta terça-feira (12), às 17h. A solenidade, tudo indica, será concorrida. Davi foi candidato único submetido à votação da Assembleia Legislativa e recebeu 26 de 28 votos ao todo. Ele assume a vaga deixada por Sérgio Borges, agora aposentado.

Nas redes
“(…) São seis anos sem respostas sobre quem mandou matar Marielle e Anderson e qual a motivação do crime. Não vamos arredar o pé da luta até que todos os responsáveis sejam condenados. Por isso, no próximo dia 14 de março estaremos reunidos no Mucane, a partir das 19h, para um Ato Cultural. Vamos à luta por justiça, na defesa da memória, multiplicando o legado e regando as sementes de Marielle! (…)”. Camila Valadão, deputada estadual pelo Psol.

FALE COM A COLUNA: [email protected]


A hora dos bairros

Luiz Paulo Vellozo avança mais casas da eleição de 2024 e parte para o tête-à-tête aberto com o eleitorado


https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/a-hora-dos-bairros


Dois palanques?

Camila Valadão e Coser, representantes da esquerda, sentam-se à mesa da eleição em Vitória


https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/dois-palanques

Mais Lidas