Governador quebra tradição dos últimos anos ao indicar segundo colocado da lista tríplice do MPES
O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, na tarde desta quinta-feira (28), a escolha do promotor Francisco Berdeal como o novo procurador-geral de Justiça do Estado. Ele foi o segundo colocado na eleição da lista tríplice do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), com 132 votos, e representa a continuidade do grupo da atual procuradora, Luciana Andrade.
O promotor escolhido já atuava como secretário-geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). Ao optar por Berdeal, Casagrande quebra com a tradição de mais de uma década de sempre escolher o primeiro colocado da lista, que perpassou os seus mandatos anteriores e os do ex-governador Paulo Hartung (sem partido).
Com a escolha, Casagrande fechou as portas para os candidatos de oposição, o promotor Pedro Ivo Souza, que liderou a preferência na lista, com 146 votos, e a promotora Maria Clara Perim, que ficou em terceiro, com 97. A decisão contraria o recado das urnas manifestado pelos membros do Ministério Público Estadual (MPES), priorizando manter intactas as relações com o grupo que domina o órgão ministerial há 12 anos, originário da “Era Eder Pontes”, hoje desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJES).
Luciana Andrade é sucessora de Eder Pontes, mas, nesse pleito, os dois racharam por divergências em relação ao candidato apoiado pelo grupo. Ela fez campanha para Francisco, enquanto Eder para o promotor Danilo Raposo Lírio, que ficou na penúltima colocação, com 64 votos.
O quarto colocado foi o procurador de Justiça Marcello Souza Queiroz, também de oposição e conhecido adversário de Eder, que recebeu 82 votos, e o último, o procurador de Justiça Josemar Moreira, da situação, com 26 votos.
Após o resultado da eleição, realizada na sexta-feira passada (22), Casagrande ainda teria 15 dias para anunciar a sua escolha, mas decidiu fazê-lo antes disso. Em declarações públicas, ele já havia afirmado que não tinha obrigação de escolher o primeiro nome da lista tríplice, o que se confirmou.
“Dr. Francisco Berdeal será o próximo procurador-geral de Justiça do Estado. Parabenizo aos promotores Pedro Ivo e Maria Clara, que compuseram a lista tríplice. Juntos, seguiremos fortalecendo as instituições em nosso Estado”, comunicou Casagrande nas redes sociais.
O novo ocupante do cargo máximo do órgão ministerial capixaba administrará, em 2024, um orçamento de R$ 527 milhões. A posse será no próximo dia 2 de maio e a gestão terminará em 2026.