Movimento será em todos os campi do Estado. No mesmo dia, professores da Ufes debatem paralisação
Os servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) decidiram entrar em greve a partir da próxima terça-feira (9). A decisão foi tomada pelos técnico-administrativos e docentes em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (4). A data de início atende ao prazo estabelecido por lei, que é de começar o movimento grevista somente 72 horas após a decisão de deflagração. A greve é para todos os campi da instituição de ensino no Espírito Santo.
O diretor do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe – Seção Sindical Ifes), Marcus Podestá, informa que somente na terça será possível ter uma dimensão da adesão dos trabalhadores em território capixaba. Ele acredita que, como a categoria é muito grande, não haverá uma adesão maciça logo de imediato, mas que com o passar do tempo, o movimento vai ganhar mais força.
As reivindicações dos trabalhadores são recomposição salarial, reestruturação de carreira para os técnico-administrativos e recomposição orçamentária e de pessoal. A defasagem salarial dos técnicos é de 34% e a dos docentes, de 22%. Os servidores reivindicam reajuste salarial equivalente a essas porcentagens. Marcus destaca que os trabalhadores estão abertos à negociação, mas não aceitam 0% de reajuste em 2024 e 2,5% em 2025 mais 2,5% em 2026, que é a proposta do Governo Federal.
Técnico-administrativos da Ufes iniciam greve nesta quarta-feira
https://www.seculodiario.com.br/educacao/tecnico-administrativos-da-ufes-iniciam-greve-nesta-quarta
Servidores do Ifes sinalizam greve para o início de abril
https://www.seculodiario.com.br/educacao/servidores-do-ifes-sinalizam-greve-para-o-inicio-de-abril
Professores da Ufes aprovam indicativo de greve para abril
https://www.seculodiario.com.br/educacao/professores-da-ufes-aprovam-indicativo-de-greve-para-abril