Recontagem de votos foi realizada nesta segunda-feira e define nova composição da Câmara Municipal
Geilson Dias Tomas (Cidadania), Fábio Ambrozio Nascimento Trindade (PSB) e Marcos Rodrigo Amorim Florindo (PMN) são os novos vereadores de Ibatiba (região do Caparaó) que tomarão posse nesta quinta-feira (2), por determinação da Justiça Eleitoral. Eles substituem Fernando Vieira de Souza, Jorcy Miranda Sangi e Elias Cândido da Silveira, todos do Republicanos, que tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os três vereadores eleitos em 2020 foram denunciados por fraude à cota de gênero partidária, que resultou na anulação dos votos. Nesta segunda-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio do cartório da 10ª Zona Eleitoral, realizou a recontagem de votos.
Segundo o TSE, a legenda do partido Republicanos descumpriu os parâmetros mínimos de candidaturas femininas no último pleito municipal, configurando assim um crime eleitoral.
A ação de impugnação (nº 0600606-20.2020.6.08.0010) foi movida pelo ex-vereador Marcus Rodrigo Amorim Florindo, juntamente com os diretórios municipais do Partido da Mobilização Nacional (PMN), Podemos e Partido Progressistas (PP) em Ibatiba. A decisão do TSE pela anulação dos votos da legenda foi emitida na última semana, sendo unanimidade entre os juristas.
Na ação é citado o episódio de uma candidata que renunciou à disputa dias após o anúncio da lista de candidatos do Republicanos, que ocorreu no dia 29 de outubro de 2020. A desistência configura como desproporcionalidade feminina para a chapa, segundo a denúncia.
A Câmara de Ibatiba divulgou nota informando o afastamento dos vereadores e convocou sessão extraordinária para esta terça-feira (30), às 18h, para leitura da decisão do TSE.