Juntos SOS aponta que estações de bombeamento jogam material sem tratamento no manancial
A Organização Não Governamental (ONG) Juntos SOS ES Ambiental protocolou, nesse sábado (18), uma denúncia ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES) sobre o lançamento de esgoto in natura e produtos químicos no Rio Jucu, em Vila Velha. O material seria lançado no manancial pelas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) do município.
Em 2022, a Juntos SOS já havia protocolado um processo no MPES pedindo providências a respeito das Ebaps de Marilândia, Cobilândia e Rio Marinho. O fato novo é que a Ebap Laranja, construída como um dos canais de interligação do sistema de macrodrenagem dos municípios de Vila Velha e Cariacica, passou a despejar a água poluída no contrafluxo do Rio Jucu.
As estações visam melhorar o escoamento das águas das chuvas e diminuir os alagamentos em Vila Velha. Ocorre que, segundo a ONG, o projeto tocado pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb-ES) não teve a preocupação de tratar os efluentes dos canais de Vila Velha, que são bombeados para a baía de Vitória.
A Juntos SOS afirma, no documento, que recebeu um vídeo e informações sobre a poluição no Rio Jucu em 10 de maio último, e formalizou, no mesmo dia, uma denúncia no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Na última quinta-feira (16), a entidade fez uma visita para verificar a situação presencialmente, na região da Grande Cobilândia, e constatou que nenhuma providência foi tomada.
“Uma possibilidade geofísica da natureza que inexiste, que é o esgoto dos canais de Vila Velha ir para o Rio Jucu, está acontecendo agora. O que estão fazendo? Colocaram todo o esgoto das Ebaps de Marilândia, Cobilândia e Rio Marinho junto ao canal diagonal, a elevatória do Laranja, que está poluindo e assoreando o Rio Jucu”, denuncia Eraylton Moreschi, presidente da Juntos SOS ES Ambiental.
‘Critérios socioambientais’
A Sedurb informou, em nota, que a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais Laranja (EBAP Laranja) foi projetada para receber as águas do Rio Marinho e também do Canal Guaranhuns. Importante destacar que essas águas já são lançadas na baía de Vitória e no Rio Jucu através das Ebaps Guaranhuns e Marinho. O rio Jucu já recebe águas do Rio Formate. Todo os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado para acabar com os alagamentos, foram desenvolvidos de acordo com os critérios socioambientais.