sexta-feira, novembro 22, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

PT lançará Vaval como pré-candidato a prefeito de Mimoso do Sul

Advogado petista quer liderar frente única de oposição ao prefeito Peter Costa nas eleições deste ano

Redes Sociais

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançará oficialmente, no próximo sábado (8), o advogado Demerval Cesar Ribeiro, o Vaval, como pré-candidato a prefeito de Mimoso do Sul, no sul do Estado. O evento acontecerá no Bar do Cachoeiro, no distrito de Bela Aurora, a partir das 9h.

Vaval conta com o apoio de lideranças importantes dentro de seu próprio partido, como os deputados estaduais João Coser e Iriny Lopes, além do senador Fabiano Contarato, que esteve em Mimoso no início de março defendendo um projeto alternativo para o município. A meta do advogado, porém, é formar uma frente única de oposição ao atual prefeito, Peter Costa (Republicanos), que tentará a reeleição.

Completando 70 anos este ano, Vaval se considera uma “cara nova” na política. Ele fez carreira como servidor do Banco do Brasil e se tornou advogado depois da aposentadoria, na primeira década dos anos 2000. Foi por essa época, também, que se filiou ao PT, partido pelo qual tem admiração desde a fundação, nos anos 1980. Em 2016, foi o nono candidato a vereador mais votado em Mimoso do Sul, mas não se elegeu por causa da baixa votação da legenda.

“Juntar a oposição em Mimoso é um desafio, porque a gente precisa juntar a esquerda com a extrema direita – a direita está com o Peter. Nós estamos conversando muito com a extrema direita”, relata Vaval, que ficou em terceiro lugar na disputa para prefeito em 2020.

Apesar da dificuldade em unificar a oposição, Vaval afirma estar bastante confiante de que terá o apoio de outros pré-candidatos ao seu nome. Uma das figuras com quem continua dialogando é Airton (União), segundo colocado na disputa majoritária em 2020, que, em 2022, apoiou os candidatos do Partido Liberal (PL) Bolsonaro e Manato para presidente e governador, respectivamente.

Ronan Rangel (PDT), ex-prefeito de Mimoso, e Doutor Nilmar (União), conhecido médico do município, também mantém diálogo com Vaval, segundo o próprio petista. Outros pré-candidatos a prefeito apontados na cidade incluem Giló (MDB), antecessor de Peter Costa que o apoiou em 2020, mas de quem se afastou; José Carlos Resende (União), também ex-prefeito e pai do deputado estadual Dr. Bruno Resende (União); e o vereador Nem Sarte (SD).

Quem se eleger prefeito de Mimoso terá que enfrentar um cenário de terra arrasada no município. Após a enchente que destruiu a maior parte da cidade, ocorrida em março deste ano, o prefeito Peter Costa tem mantido maior proximidade com o governador Renato Casagrande (PSB). Nessa terça-feira (4), o Estado anunciou um pacote de R$ 43 milhões em investimentos para a reconstrução da cidade.

Mais Lidas